[TUTORIAL] AI Points SIMPLES
4 participantes
Página 1 de 1
[TUTORIAL] AI Points SIMPLES
Este script é um sistema de AI points simples, o inimigo ou objeto que tiver este script vai seguir os AI points na sequencia que foram linkados na variavel, e depois vai voltar pelo mesmo caminho que veio, e ficará em loop
Também tem este outro script que faz o inimigo ou o objeto que contem o script, ficar andando aleatoriamente entre os AIPoints que você linkou nas variaveis
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
public Transform[] wayPoints;
public float speed;//Velocidade de movimentaçao
private int currentWayPoint;//waypoint atual
private bool voltar;
void Start (){
voltar = false;
}
void Update () {
if(currentWayPoint < wayPoints.Length){
Vector3 target = wayPoints[currentWayPoint].position;//posicoes dos waypoints
transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints
transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,speed * Time.deltaTime);//caminha na velocidade determinada para os waypoints
//quando chega no waypoint 0 é acrescentado mais 1 waypoint e o objeto segue para ele e assim tambem para os outros os outros...
if(transform.position == target){
if(voltar == false){
currentWayPoint++;
}else if(voltar == true){
currentWayPoint--;
}
}
if(currentWayPoint == wayPoints.Length-1){
voltar = true;
}
if(currentWayPoint == 0){
voltar = false;
}
}
}
}
Também tem este outro script que faz o inimigo ou o objeto que contem o script, ficar andando aleatoriamente entre os AIPoints que você linkou nas variaveis
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
public Transform[] AIPoints;
public float velocidadeDeMovimento = 5;
private int AIpoitAtual;
private float distanciaDoJogador;
void Update () {
if(AIpoitAtual < AIPoints.Length){
Vector3 target = AIPoints[AIpoitAtual].position;//posicoes dos waypoints
transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints
transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime);
if(transform.position == target){
AIpoitAtual = Random.Range (0,AIPoints.Length);
}
}
}
}
Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES
MarcosSchultz escreveu:Este script é um sistema de AI points simples, o inimigo ou objeto que tiver este script vai seguir os AI points na sequencia que foram linkados na variavel, e depois vai voltar pelo mesmo caminho que veio, e ficará em loop
alguem poderia me explicar em um passo a passo como linkar esses "AI Points" ? sou bem novato em criação de games, portanto, ainda nao sei muito.
alemaopessoa- Iniciante
- PONTOS : 3030
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES
Os wayPoints vão ser os locais onde o objeto vai passar.
Para linkar é só colocar o tamanho (vermelho) e depois arrastar os Transforms das localizações para as posições (Verde):
Caso não saiba criar uma localização é fácil, é só criar um transform e colocar na parte do seu mapa que você quer que o objeto passe.
Para linkar é só colocar o tamanho (vermelho) e depois arrastar os Transforms das localizações para as posições (Verde):
Caso não saiba criar uma localização é fácil, é só criar um transform e colocar na parte do seu mapa que você quer que o objeto passe.
Stipp- Avançado
- PONTOS : 3640
REPUTAÇÃO : 102
Idade : 25
Áreas de atuação : Programação: C#, VB.NET, PHP e outras.
Modelagem: Blender.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES
agora sim deu certo. valew brother!
alemaopessoa- Iniciante
- PONTOS : 3030
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES
uma duvida, como ficaria para o player ir do 1 ao 4 e dps do 4 voltar ao 1, qro fzr um loop num quadrado, mas esse script ao inves de voltar para o 1, ele volta para o 3
giowde- Avançado
- PONTOS : 2161
REPUTAÇÃO : 17
Respeito as regras :
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Mira Simples
» [TUTORIAL] Como spawnar inimigos [Tutorial simples]
» [TUTORIAL] Programa simples em C# que faz báskara
» [TUTORIAL] Gerador de Tile Map simples
» [TUTORIAL] AI simples inimiga
» [TUTORIAL] Como spawnar inimigos [Tutorial simples]
» [TUTORIAL] Programa simples em C# que faz báskara
» [TUTORIAL] Gerador de Tile Map simples
» [TUTORIAL] AI simples inimiga
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos