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[TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

4 participantes

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TUTORIAL [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por JohnRambo Qua Jan 03, 2018 11:22 pm

Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

Espero que ajude quem precise! Smile
JohnRambo
JohnRambo
Moderador

Masculino PONTOS : 5174
REPUTAÇÃO : 661
Idade : 24
Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras : look at no eixo y - [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por dstaroski Qui Jan 04, 2018 9:09 am

John Rambo escreveu:Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

Espero que ajude quem precise! Smile
Excelente brow! vai ajudar muita gente!

Abraço!
dstaroski
dstaroski
Instrutor

Masculino PONTOS : 6302
REPUTAÇÃO : 1123
Idade : 35
Áreas de atuação : Teologia, Unity 3D, C#, HTML, CSS, Dart, Flutter.

Respeito as regras : look at no eixo y - [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y Aad8pUi

http://diegodeoliveira.gamejolt.io/defeattheilluminatis

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por Água Sem Hidrogênio Qui Jan 04, 2018 9:43 pm

John Rambo escreveu:Saudações meus amados Players!

Recentemente tenho visto alguns desenvolvedores de games em 3ª pessoa enfrentar um probleminha quando querem que o personagem vire-se de frente para alguma coisa (as vezes, algum objeto no chão). O que acontece é que usando o simples transform.LookAt (ObjetoDestino) o personagem gira em todos os eixos necessários para estar totalmente de frente para o objeto. Vou deixar aqui um exemplo de como fazer um "LookAt" apenas no eixo Y.

Código:
public Transform player;

void Update () {
Vector3 estaPosicao = transform.position - player.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

player.rotation = Quaternion.Slerp (player.rotation, Quaternion.LookRotation (estaPosicao), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
player.eulerAngles = new Vector3 (0, player.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

este exemplo é para o caso em que o script está no objeto, agora se for o caso do script ser no player, basta deixá-lo assim:

Código:
public Transform objeto;

void Update () {
Vector3 PosicaoDoObjeto = objeto.position - transform.position; //Comando para obter a posição do objeto em relação ao Player

transform.rotation = Quaternion.Slerp (transform.rotation, Quaternion.LookRotation (PosicaoDoObjeto), 3f * Time.deltaTime); //Comando para executar o giro na direção do objeto
transform.eulerAngles = new Vector3 (0, transform.eulerAngles.y, 0); //Comando para travar os eixos X e Z, mantendo apenas o Y
}

Espero que ajude quem precise! Smile
Obrigado, espero que funcione no meu projeto Smile
Água Sem Hidrogênio
Água Sem Hidrogênio
Avançado
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REPUTAÇÃO : 25
Respeito as regras : look at no eixo y - [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y Gb9on8H

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por JohnRambo Qui Jan 04, 2018 9:53 pm

dstaroski escreveu:Excelente brow! vai ajudar muita gente!

Abraço!

:D


Água Sem Hidrogênio escreveu:Obrigado, espero que funcione no meu projeto

Espero que ajude :D
JohnRambo
JohnRambo
Moderador

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REPUTAÇÃO : 661
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Áreas de atuação : Unity;
Programação;
Música e Sonorização;
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Respeito as regras : look at no eixo y - [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y Aad8pUi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y

Mensagem por Dom3000 Qui Fev 15, 2018 4:13 pm

muito bom, muito util
Dom3000
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Respeito as regras : look at no eixo y - [TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y WvDYdlf

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