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[TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5

+2
Thalles Br
perinaldoc
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TUTORIAL [TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5

Mensagem por perinaldoc Sex Out 23, 2015 12:46 pm

Olá pessoal sou novo aqui. Estava bolando um script de abrir e fechar gavetas pro meu projeto de jogo de terror. Estava apanhando um pouco no começo, até cheguei a abrir tópico na sessão de dúvidas, mas enfim consegui eu mesmo solucionar o problema e como não sou fominha, Laughing , decidi postar aqui os scripts pra quem mais precisar da mesma coisa. São dois scripts simples um vai na câmera do player e o outro vai na gaveta. Lembrando que cada gaveta precisa ter um box collider com trigger ativa para que o RayCast do script da câmera consiga pegar o componente atrelado ao objeto. Vocês podem ajustar a distância de abertura da gaveta como quiserem, mas aconselho a deixar a distância de fechamento da mesma inalterada, visto que cheguei a conclusão que era a melhor possível pra que o fechamento ocorresse com precisão.

Script do Player:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class AbrirGavetas : MonoBehaviour {
 public float RayLength = 8f;
 public GameObject cam;

 // Update is called once per frame
 void Update () {
 if(Input.GetMouseButtonDown(0)) {
 Ray ray = Camera.main.ViewportPointToRay (new Vector3(0.5f, 0.5f, 0));
 RaycastHit hit;
 if(Physics.Raycast(ray, out hit, RayLength)) {
 DrawerScript o = hit.collider.GetComponent<DrawerScript>();
 if(o!=null) {
 o.Use();
 }
 }
 }
 }

}

Script da Gaveta:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class DrawerScript : MonoBehaviour {
 private float smoothTime  = 0.1f;
 private float maxSpeed = 8f;
 public float openDistance = 0.33f, closeDistance = 0.1f;
 private bool opening;
 private bool opened;
 private bool closing;
 private bool closed;
 private Vector3 origin;
 public AudioClip openDrawer, closeDrawer;
 private Vector3 velocity = Vector3.zero;
 
 void Start ()
 {
 origin = transform.position;
 closed = true;
 opened = false;
 closing = false;
 opening = false;
 
 
 }
 
 public void Use()
 {
 if (opened) {
 opened = false;
 opening = true;
 }
 else if (closed) {
 closed = false;
 closing = true;
 }

 }
 
 void Update()
 {
 if (closing) {
 Vector3 targetPosition  = origin + transform.right * openDistance;
 transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position,targetPosition,ref velocity, smoothTime, maxSpeed);
 if(Vector3.Distance(transform.position, targetPosition) < 0.1) {
 opening = false;
 opened = true;
 closing = false;
 GetComponent<AudioSource> ().clip = openDrawer;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot(GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 }
 else if (opening) {
 Vector3 targetPosition  = origin - transform.right * closeDistance;
 transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position,origin,ref velocity, smoothTime, maxSpeed);
 if(Vector3.Distance(transform.position, targetPosition) < 0.1) {
 closing = false;
 closed = true;
 opening = false;
 GetComponent<AudioSource>().clip = closeDrawer;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(GetComponent<AudioSource>().clip);
 }
 }
 }
}

Esse script funciona baseado no clique do mouse com botão esquerdo, mas você pode adaptar para pressionar de tecla. Não é o estilo Amnesia, utilizei mouse porque é dessa forma que quis fazer no meu projeto. Não precisa manter pressionado, basta clicar pra abrir ou fechar. Além disso também terá sons de fechar e abrir gaveta que vcs podem baixar na net no freesound.org.

perinaldoc
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Mensagem por Thalles Br Seg Jan 25, 2016 6:09 pm

Boa vo da uma testada
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Mensagem por joao natalino Dom Fev 21, 2016 10:16 am

Amigo, gostei muito do se codigo, mas tenhos problemas quero fazer a gaveta Abriar para o outro lado e não consigo, acha esta parte. estou começando agora com os script to apando bastante.
se puder me ajudar agradeço.

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Mensagem por MarcosSchultz Seg Fev 22, 2016 2:35 pm

joao natalino escreveu:Amigo, gostei muito do se codigo, mas tenhos problemas quero fazer a gaveta Abriar para o outro lado e não consigo, acha esta parte. estou começando agora com os script to apando bastante.
se puder me ajudar agradeço.

Tente rotacionar o pivot da gaveta... O script trabalha em um eixo específico, então se o seu objeto foi motado no eixo errado, já não vai dar certo
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Mensagem por joao natalino Seg Fev 22, 2016 3:17 pm

Mais uma vez muito obrigado.Como estou aprendendo com vocês!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5

Mensagem por kingflashh Qui Jun 09, 2016 3:03 pm

A minha gaveta só abre e fecha uma vez depois ela n abre mais, pq?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5

Mensagem por joabr Qua Dez 07, 2016 3:57 pm

kingflashh escreveu:A minha gaveta só abre e fecha uma vez depois ela n abre mais, pq?
No script (DrawerScript) onde ele pede "Close Distance" deixe em 0.1 e rotacione a gaveta ate conseguir uma posição que funcione e não esqueça de adc um box collider sem trigger.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Abrir e Fechar Gavetas - Unity 5

Mensagem por joabr Qua Dez 07, 2016 4:16 pm

Mesmo assim se ainda não conseguir, me passa sua gaveta e eu animo ela, então voce aplica nela um script basico com trigger ou ray sei la para executar a animação, tem muitos neste forum.
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