Duvida Iluminação
3 participantes
Página 1 de 1
Duvida Iluminação
galera, sei das regras do forum, mas não consigo resolver meu problema, ja procurei um tópico relacionado, mas não é uma forma da qual eu preciso, nem na net eu acho algo que resolva meu problema, e tô procurando ja a dias, (ou não tem ou procurei mau) meu problema é aquele velho bug que quando carrega uma cena, ela vem escura, mas ai tem aquela solução de ir em light desmarcar o auto e colocar pra fazer o bake né, massss, isso faz meu unity cair toda hora (dar aquele fatal error que fecha ele e tal) então, fora que o jogo fica enorme, pois tenho que fazer isso em todas as fases, e eu não consigo mais resolver isso, certa vez eu vi um tópico neste forum de um cara colocando uma maneira alternativa de arrumar esse problema das fases ficarem escuras sem precisa desabilitar o auto, mas eu não consigo achar de maneira nenhuma, e se alguém souber uma maneira de fazer isso eu ficarei muito grato, ou dizer que não tem jeito mesmo, pq o unity crasha toda hora com a lightmap feito alegando aquele problema de alocação de memoria, tipo toda hora messssmo, quando eu troco de cena, quando eu coloco pra da build no apk, é impossível de mexer assim serio, no mais muito obrigado!!
Édipo- MembroAvançado
- PONTOS : 4007
REPUTAÇÃO : 62
Respeito as regras :
Re: Duvida Iluminação
O que voce pode fazer é aumentar a memoria de alocação pra ele nas preferencias, ou então parar de usar lightmap.. Eu tenho muitas coisas contra ele.. Voce ta usando qual versão do Unity?
é a 5.4.1f1 mas então como resolver o problema da fase abrir sem iluminação?
e onde fica essa opção de aumentar o valor da memoria alocado, não consigo achar nas preferencias!!
e onde fica essa opção de aumentar o valor da memoria alocado, não consigo achar nas preferencias!!
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Dentro de preferencia voce pode aumentar o tamanho do cache. Tambem da pra aumentar a quantidade de memoria alocada do windows...
Aqui..
https://www.tecmundo.com.br/windows-7/24437-windows-7-como-aumentar-a-memoria-virtual.htm
É pra windows 7 mais serve pras versões seguintes tambem..
Depois de aumentar a memoria de cache do unity nas preferencias do unity, aumente a memoria virtual de seu windows, e me diga se resolveu..
Aqui..
https://www.tecmundo.com.br/windows-7/24437-windows-7-como-aumentar-a-memoria-virtual.htm
É pra windows 7 mais serve pras versões seguintes tambem..
Depois de aumentar a memoria de cache do unity nas preferencias do unity, aumente a memoria virtual de seu windows, e me diga se resolveu..
estou tentando fazer do jeito que vc disse, pra ver no que dá, no mais muito obrigado pelas dicas, mas ainda tem um problema, e quanto ao tamanho absurdo que o apk fica com esse lightmap, sendo que antes de fazer o bake o arquivo estava com 40 mb, e depois de do bake ja estava com 99 e isso só de 3 fazes, e o jogo terá mais de 15 =\, tirando que vc disse que uma das alternativas era parar de usar o lightmap certo, e como eu poderia fazer isso?? tipo e quanto ao problema das fases carregarem sem luz, como vc resolve isso?? tem um modo alternativo de fazer isso só pra saber!!!
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Esse é o maior motivo de eu não ir com a cara dos lightmaps no Android.. Alem de ele puxar um pouco mais de processamento, ele ainda aumenta consideravelmente o tamanho final da build.. A alternativa que eu encontrei mesmo foi só parar de usar ele. E não to notando perda de desempenho nem nada no meu jogo, e olha que é de mundo aberto.. Pra parar de usar, é so deletar o arquivo de lightmap que fica numa pasta com o mesmo nome da cena. Tambem, vá ate o objeto na cena e desmarque a caixinha "Lightmap Static", assim a Unity irá parar de gerar lightmaps.
humm, interessante muito obrigado mais uma vez, mas me resta uma única duvida ainda (por enquanto) em seu jogo quando uma cena é carregada ela não vem escura?/ tipo como se estivesse sem iluminação?
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
No momento, como estou desenvolvendo o mapa, eu só tenho uma cena, mais sempre que isso rola eu vou naquela caixinha lá e desabilito sabe? Mais aqui não costuma rolar isso.. Mesmo com a caixinha habilitada..
a caixinha do auto da aba scene do menu light ou da lightmap static??
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
pois é uai, eu fiz do jeitinho que vc disse, mas não resolveu, toda vez que troco de cena a cena fica apagada, parece que esta sem luz,escura sabe , infelizmente não resolveu
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Poxa.. Já tentou mecher no tipo de renderização da lampada? Deixa-la como realtime, verificar as configurações no Quality.. Se não for nada disso.. ai já não sei, seria interessante dar uma pesquisada no google ou no forum da unity em ingles..
a iluminação ja estava em real time, mas depois de muito bater cabeça, e procurar em forum gringo eu descobri que isso não interfere no produto final, ou seja depois que vc faz a build as cenas não fica escuras, só na unity mesmo enquanto vc esta mexendo =\
foda viu!!
foda viu!!
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Boa noite! faça o seguinte teste, vá em Window > Lighting > Settings, desmarque a caixa "Auto generate" e clique no botão Generate Lighting, dependendo da versão da Unity o botão terá o nome "Build" e a caixa "Auto". Faça isso para cada cena, deverá resolver seu problema.
Vlw!
Vlw!
dstaroski escreveu:Boa noite! faça o seguinte teste, vá em Window > Lighting > Settings, desmarque a caixa "Auto generate" e clique no botão Generate Lighting, dependendo da versão da Unity o botão terá o nome "Build" e a caixa "Auto". Faça isso para cada cena, deverá resolver seu problema.
Vlw!
obrigado pela tentativa em ajudar, mas acredito que vc não leu minha duvida inteira =\
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Bom dia! tente limpar o cache GI: https://docs.unity3d.com/Manual/GICache.html e caso não resolva, reinstale a Unity do zero.
Flw!
Flw!
pois é eu ja fiz isso e não deu certo, e se eu desmarca a opção de auto generate, e clicar em gerar automaticamente o jogo que antes tava em 40mn vai para 190 mb =\
mas uma coisa que eu descobri e talvez sirva para mais alguem, é, faça a primeira fase e mande fazer o bake manualmente, com a opção auto desmarcada, em seguida duplique a primeira fase com o bake feito e faça as alterações que precisa para a fase 2 mas sem mandar fazer o bake na fase 2, e assim sucessivamente até fazer todas as fases do seu jogo, isso via poupar um graaaande espaço no tamanho do jogo como eu disse, o meu jogo que so tinha 3 das mais de 20 fases, de 40 mb passou pra 190 só 3 fases, imagina com as mais de 20 ia passar de giga se brincar, então ta ai, se ajudar mais a alguem, então ta de boa ;D
mas uma coisa que eu descobri e talvez sirva para mais alguem, é, faça a primeira fase e mande fazer o bake manualmente, com a opção auto desmarcada, em seguida duplique a primeira fase com o bake feito e faça as alterações que precisa para a fase 2 mas sem mandar fazer o bake na fase 2, e assim sucessivamente até fazer todas as fases do seu jogo, isso via poupar um graaaande espaço no tamanho do jogo como eu disse, o meu jogo que so tinha 3 das mais de 20 fases, de 40 mb passou pra 190 só 3 fases, imagina com as mais de 20 ia passar de giga se brincar, então ta ai, se ajudar mais a alguem, então ta de boa ;D
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Bom dia cara! mas seu jogo é para mobile? pois se não, o que são 190MB? :DÉdipo escreveu:pois é eu ja fiz isso e não deu certo, e se eu desmarca a opção de auto generate, e clicar em gerar automaticamente o jogo que antes tava em 40mn vai para 190 mb =\
Abraço!
é pra mobile sim e os 190 são só das 3 primeiras fases, o jogo terá mais de 20 =\
Édipo- MembroAvançado
Respeito as regras :
Entendi, mas isso também depende muito das suas texturas, modelos e otimização.Édipo escreveu:é pra mobile sim e os 190 são só das 3 primeiras fases, o jogo terá mais de 20 =\
Flw!
Você ja verificou se em sua cena, todos os objetos estão com o "Lightmap Static" desativados?
Porque caso estejam desativados, sempre que você der Bake vai gerar esses arquivos enormes de lightmaps que engradecem muito o build do jogo.
Porque caso estejam desativados, sempre que você der Bake vai gerar esses arquivos enormes de lightmaps que engradecem muito o build do jogo.