[TUTORIAL] Sistema de Save&Load
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[TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Depois de muiiiiiito tempo fazendo (30 min), consegui fazer um sistema para salvar variaveis direto do script.
Primeiramente oque você vai precisar fazer é baixar um plugin para sua unity
---> https://drive.google.com/open?id=0Bxpkyio-mnZxTmhtdVZ0Z2hiU2s <---
Ao baixar você receberá um arquivo zipado(.zip), e dentro dele haverá uma dll chamada: 'BitCodeSaveSystem.dll'
Logo apos va na sua unity na pasta raiz do projeto(assets) crie uma pasta chamada 'plugins'
e coloque o arquivo baixado anteriormente('BitCodeSaveSystem.dll') dentro desta pasta.
Em Seguida ja estará praticamente pronto para uso a unica coisa que vocÊ vai precisar fazer é:
importar uma bibliotéca que caso você não saiba oque é são sempre as primeiras linhas do script como segue no exemplo a baixo
(using BitCodeSaveSystem;)
E pronto agora é só colocar o Atributo '[Save]' em sua variaveis
E para salvar os dados e carrega-los novamente é bem simples, basta usar a seguinte Linha de codigo:
Salvar:
SaveLoadMenager.Save(Nome Do Arquivo Para Salvar);
e Carregar:
SaveLoadMenager.Load(Nome Do Arquivo Já Salvo);
E foi isso qualquer duvida só perguntar! :D
Obs.: Atualmente ele só salva objetos que ja existem na scena :bounce: objetos instanciados depois não são carregados, porem na proxima atualização eu resolva isso abraços e fui.
(Se forem usar este sistema só peço que deixe os créditos por favor, obrigado)
Primeiramente oque você vai precisar fazer é baixar um plugin para sua unity
---> https://drive.google.com/open?id=0Bxpkyio-mnZxTmhtdVZ0Z2hiU2s <---
Ao baixar você receberá um arquivo zipado(.zip), e dentro dele haverá uma dll chamada: 'BitCodeSaveSystem.dll'
Logo apos va na sua unity na pasta raiz do projeto(assets) crie uma pasta chamada 'plugins'
e coloque o arquivo baixado anteriormente('BitCodeSaveSystem.dll') dentro desta pasta.
Em Seguida ja estará praticamente pronto para uso a unica coisa que vocÊ vai precisar fazer é:
importar uma bibliotéca que caso você não saiba oque é são sempre as primeiras linhas do script como segue no exemplo a baixo
(using BitCodeSaveSystem;)
E pronto agora é só colocar o Atributo '[Save]' em sua variaveis
E para salvar os dados e carrega-los novamente é bem simples, basta usar a seguinte Linha de codigo:
Salvar:
SaveLoadMenager.Save(Nome Do Arquivo Para Salvar);
e Carregar:
SaveLoadMenager.Load(Nome Do Arquivo Já Salvo);
E foi isso qualquer duvida só perguntar! :D
Obs.: Atualmente ele só salva objetos que ja existem na scena :bounce: objetos instanciados depois não são carregados, porem na proxima atualização eu resolva isso abraços e fui.
(Se forem usar este sistema só peço que deixe os créditos por favor, obrigado)
Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
hetrodo_gamer escreveu:Depois de muiiiiiito tempo fazendo (30 min), consegui fazer um sistema para salvar variaveis direto do script.
Primeiramente oque você vai precisar fazer é baixar um plugin para sua unity
---> https://drive.google.com/open?id=0Bxpkyio-mnZxTmhtdVZ0Z2hiU2s <---
Ao baixar você receberá um arquivo zipado(.zip), e dentro dele haverá uma dll chamada: 'BitCodeSaveSystem.dll'
Logo apos va na sua unity na pasta raiz do projeto(assets) crie uma pasta chamada 'plugins'
e coloque o arquivo baixado anteriormente('BitCodeSaveSystem.dll') dentro desta pasta.
Em Seguida ja estará praticamente pronto para uso a unica coisa que vocÊ vai precisar fazer é:
importar uma bibliotéca que caso você não saiba oque é são sempre as primeiras linhas do script como segue no exemplo a baixo
(using BitCodeSaveSystem;)
E pronto agora é só colocar o Atributo '[Save]' em sua variaveis
E para salvar os dados e carrega-los novamente é bem simples, basta usar a seguinte Linha de codigo:
Salvar:
SaveLoadMenager.Save(Nome Do Arquivo Para Salvar);
e Carregar:
SaveLoadMenager.Load(Nome Do Arquivo Já Salvo);
E foi isso qualquer duvida só perguntar! :D
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(Se forem usar este sistema só peço que deixe os créditos por favor, obrigado)
Muito Bom! Esse sistema serve para salvar pontuações, certo?
ericdss- Membro
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Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
:O MEU DEUS DO CÉU, COMO ISSO SÓ RECEBEU 1 COMENTÁRIO?
CARA, VOCÊ É UM DEUS!
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Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Obrigado :D !Souris escreveu::O MEU DEUS DO CÉU, COMO ISSO SÓ RECEBEU 1 COMENTÁRIO?
CARA, VOCÊ É UM DEUS!
Mas também nem é pra tanto né ^^ .
Pretendo refazer esse plugin caso tenha alguma ideia para implementar, só me falar.
Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Hm.. Você poderia explicar onde ele salva esses arquivos? e quais são as variáveis aceitas? (Seria qualquer uma?)
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Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Se eu não me engano ele salva na "Application.persistentDataPath" ou na "Application.dataPath", e as variáveis aceitas são qualquer classes que estejam marcadas com [System.Serializable] ex.: int, bool, byte...
e caso você crie uma classe para armazenar dados ele ela possuir o System.Serializable ela pode ser salva tambem.
Tive algumas ideias para ajudar no desenvolvimento com esse plugin em breve eu volto com uma versão bem melhor dele ^^
e caso você crie uma classe para armazenar dados ele ela possuir o System.Serializable ela pode ser salva tambem.
Tive algumas ideias para ajudar no desenvolvimento com esse plugin em breve eu volto com uma versão bem melhor dele ^^
Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Ele salva com um nome especifico ou é salvo na raiz do exe?
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Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
@hetrodo, pode me dizer como você fez esse script? Estou muito curioso sobre esse Header aí.
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Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Foi utilizando o System.Attribute, no caso a classe "Save" ficou assim:
E então pego todos os scripts derivados do MonoBehaviour e com o System.Reflection eu pego todas as variáveis de cada script e com um for verifico se essas variáveis tem o atributo([Save]).
- Código:
using System;
public class Save : Attribute
{
}
E então pego todos os scripts derivados do MonoBehaviour e com o System.Reflection eu pego todas as variáveis de cada script e com um for verifico se essas variáveis tem o atributo([Save]).
Última edição por hetrodo em Seg Jun 25, 2018 8:15 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de gramatica)
Re: [TUTORIAL] Sistema de Save&Load
Hm, ok, obrigado
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