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(Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

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Resolvido (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Seg Jan 16, 2017 5:40 pm

Olá pessoal, estou tentando fazer um sistema para quando Raio colidir com um Objeto o objeto recebe a a posição do Raycast no lugar que colidiu, ou seja, na ponta do Raycast. Não consegui achar um jeito de fazer isso.


Última edição por rafaelllsd em Ter Jan 24, 2017 4:26 am, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por Manawydan Seg Jan 16, 2017 5:56 pm

Quando voce faz um Raycast e passa o RaycastHit o RaycastHit tem a propriedade point que seria um vetor3 indicando a posicao de impacto, ja tentou utiliza-o?
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/RaycastHit-point.html
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Seg Jan 16, 2017 10:35 pm

Sim, não sei se to fazendo errado, mais eu coloquei para quando o raio atingir o objeto ele recebe Raio.point, mais ele sempre vai na posição onde o raio começa ou seja a no personagem.
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por Manawydan Ter Jan 17, 2017 10:58 am

Voce ta fazendo o Raycast do personagem ate um certo objeto ou do objeto ate o personagem? qualquer coisa tente mudar o começo e o final do Raycast e se possivel poste seu script aki.
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Ter Jan 17, 2017 2:26 pm

Na verdade o raycast é lançado quando aperta o botão do Mouse, então ele sai do personagem até uma distancia X setada por uma variavel:
Código:
public float DistanciaPegarObjeto;
   public float DistanciaMaxObjeto;
   public float DistanciaMinObjeto;
   public Vector3 PosObjeto;
   void Start () {
      DistanciaPegarObjeto = DistanciaMaxObjeto;
   }
   

   void Update () {
      if (Input.GetMouseButton (0)) {
         PegarObjeto ();
      }
      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") > 0 && DistanciaPegarObjeto < DistanciaMaxObjeto) {
         DistanciaPegarObjeto += 0.5f;
      }
      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") < 0 && DistanciaPegarObjeto > DistanciaMinObjeto) {
         DistanciaPegarObjeto -= 0.5f;
      }
   }
   void PegarObjeto () {
      RaycastHit Raio;
      Debug.DrawRay (transform.position, transform.forward * DistanciaPegarObjeto, Color.green);
      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out Raio, DistanciaPegarObjeto)) {
         if (Raio.collider.gameObject.tag == "Objeto") {
            PosObjeto = Raio.point;
            Raio.collider.transform.position = Raio.transform.position;
            Raio.transform.gameObject.GetComponent<Rigidbody> ().isKinematic = true;
         }
      }
   }
      
}
Criaram outro tópico com a mesma coisa que eu estou tentando fazer, tipo nesse video que colocaram no outro tópico:
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por AndyShow Ter Jan 17, 2017 3:55 pm

Oque Aconteceu Comigo uma Vez é que o Raio quando Saia Pegava no meu Próprio Personagem, então eu Coloquei um "StartRayPoint" pro Raio, pra ele Sair daquele Ponto,pq ele tava Colidindo no Corpo do Player! aqui Funcionou!
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por Manawydan Ter Jan 17, 2017 4:03 pm

Complementando o que o @AndyShow falou voce pode tambem tenta colocar todos os objetos interagiveis em uma certa Layer, e entao fazer o seu raycast apenas dentro da layer definida...
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Ter Jan 17, 2017 5:21 pm

Eu tentei usar o LayerMask, e usar o StartRayPoint, mais ambos não funcionaram, os objetos sempre vem para o ponto de onde o Raycast esta saindo, e não onde ele está colidindo.
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Qua Jan 18, 2017 3:10 pm

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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por lucasfera15 Qua Jan 18, 2017 3:49 pm

rafaelllsd escreveu:Na verdade o raycast é lançado quando aperta o botão do Mouse, então ele sai do personagem até uma distancia X setada por uma variavel:
Código:
public float DistanciaPegarObjeto;
 public float DistanciaMaxObjeto;
 public float DistanciaMinObjeto;
 public Vector3 PosObjeto;
 void Start () {
 DistanciaPegarObjeto = DistanciaMaxObjeto;
 }
 

 void Update () {
 if (Input.GetMouseButton (0)) {
 PegarObjeto ();
 }
 if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") > 0 && DistanciaPegarObjeto < DistanciaMaxObjeto) {
 DistanciaPegarObjeto += 0.5f;
 }
 if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") < 0 && DistanciaPegarObjeto > DistanciaMinObjeto) {
 DistanciaPegarObjeto -= 0.5f;
 }
 }
 void PegarObjeto () {
 RaycastHit Raio;
 Debug.DrawRay (transform.position, transform.forward * DistanciaPegarObjeto, Color.green);
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out Raio, DistanciaPegarObjeto)) {
 if (Raio.collider.gameObject.tag == "Objeto") {
 PosObjeto = Raio.point;
 Raio.collider.transform.position = Raio.transform.position;
 Raio.transform.gameObject.GetComponent<Rigidbody> ().isKinematic = true;
 }
 }
 }
 
}
Criaram outro tópico com a mesma coisa que eu estou tentando fazer, tipo nesse video que colocaram no outro tópico:
Cara eu ja fiz o que eu e você estavamos tentando fazer que nem nesse vídeo,o problema é que tipo a esfera so vai pro ponto do raycast wuando eu clico com o mouse 1 no meu script,ela nao fica sempre na posição queria saber como eu faço isso e pra ela receber a posição do raycast eu so fiz isso:
(seuobjeto).transform.position = hit.point;
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por lucasfera15 Qua Jan 18, 2017 3:51 pm

lucasfera15 escreveu:
rafaelllsd escreveu:Na verdade o raycast é lançado quando aperta o botão do Mouse, então ele sai do personagem até uma distancia X setada por uma variavel:
Código:
public float DistanciaPegarObjeto;
 public float DistanciaMaxObjeto;
 public float DistanciaMinObjeto;
 public Vector3 PosObjeto;
 void Start () {
 DistanciaPegarObjeto = DistanciaMaxObjeto;
 }
 

 void Update () {
 if (Input.GetMouseButton (0)) {
 PegarObjeto ();
 }
 if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") > 0 && DistanciaPegarObjeto < DistanciaMaxObjeto) {
 DistanciaPegarObjeto += 0.5f;
 }
 if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") < 0 && DistanciaPegarObjeto > DistanciaMinObjeto) {
 DistanciaPegarObjeto -= 0.5f;
 }
 }
 void PegarObjeto () {
 RaycastHit Raio;
 Debug.DrawRay (transform.position, transform.forward * DistanciaPegarObjeto, Color.green);
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out Raio, DistanciaPegarObjeto)) {
 if (Raio.collider.gameObject.tag == "Objeto") {
 PosObjeto = Raio.point;
 Raio.collider.transform.position = Raio.transform.position;
 Raio.transform.gameObject.GetComponent<Rigidbody> ().isKinematic = true;
 }
 }
 }
 
}
Criaram outro tópico com a mesma coisa que eu estou tentando fazer, tipo nesse video que colocaram no outro tópico:
Cara eu já fiz o que eu e você estavamos tentando fazer que nem nesse vídeo,o problema é que tipo a esfera só vai pro ponto do raycast quando eu clico com o mouse 1 no meu script,ela não fica sempre na posição queria saber como eu faço isso e pra ela receber a posição do raycast eu só fiz isso:
(seuobjeto).transform.position = hit.point;
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por lucasfera15 Qua Jan 18, 2017 4:34 pm

Bem acabei de resolver o problema,agora o objeto vai sempre pro ponto do raycast,mas tem outro problema,a função fica no void update ou seja,ele sempre vai ter 1 frame de atraso para ir para o raycast,mas no vídeo ele não tem esse delay,como resolver isso?
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Qua Jan 18, 2017 5:20 pm

Tome cuidado cara aqui no fórum temos regras:
3- Não é permitido postar novamente em um tópico mais de duas vezes seguidas. Caso queira adicionar algo, edite o último post ou aguarde 24h. 
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por luKkaSs Qua Jan 18, 2017 5:36 pm

lucasfera15 escreveu:Bem acabei de resolver o problema,agora o objeto vai sempre pro ponto do raycast,mas tem outro problema,a função fica no void update ou seja,ele sempre vai ter 1 frame de atraso para ir para o raycast,mas no vídeo ele não tem esse delay,como resolver isso?

não entendi bem o q vc esta tentando fazer mas, o update n tem atraso ele e chamado em cada frame alem disso raycast e muito pesado pra usar em Update vc deve usar em FixedUpdate ou LateUpdate, eu sempre uso em LateUpdate.

mas posta o script pq se n fica dificil de te ajudar



rafaelllsd
ai esta o seu sitema! :D
ele explica isso ai q vc esta tentando fazer!

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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Qua Jan 18, 2017 6:36 pm

Valeu pela dica, mais isso não é o que eu preciso necessariamente, eu só quero manter um bloco já criado no mundo fica na ponta do Raycast Caso eu segure o Botao do Mouse. Mais não sei oque to fazendo de errado o.O
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por luKkaSs Qua Jan 18, 2017 8:43 pm

rafaelllsd escreveu:Valeu pela dica, mais isso não é o que eu preciso necessariamente, eu só quero manter um bloco já criado no mundo fica na ponta do Raycast Caso eu segure o Botao do Mouse. Mais não sei oque to fazendo de errado o.O
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class NewBehaviourScript : MonoBehaviour {

public float DistanciaPegarObjeto;
   public float DistanciaMaxObjeto=20;
   public float DistanciaMinObjeto=5;
 [SerializeField] Transform OBJ;
  
   void Start () {
      DistanciaPegarObjeto = DistanciaMaxObjeto;
   }
  

   void Update () {
 if (Input.GetMouseButton(0))
 {
 PegarObjeto();
 }
 else if (OBJ)
 {
 OBJ.parent = null;
 OBJ = null;
 }

      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") > 0 && DistanciaPegarObjeto < DistanciaMaxObjeto) {
         DistanciaPegarObjeto += 0.5f;
      }
      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") < 0 && DistanciaPegarObjeto > DistanciaMinObjeto) {
         DistanciaPegarObjeto -= 0.5f;
      }
   }
  
   void PegarObjeto () {
      RaycastHit Raio;
      Debug.DrawRay (transform.position, transform.forward * DistanciaPegarObjeto, Color.green);

      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out Raio, DistanciaPegarObjeto))
 {
 if (Raio.collider.CompareTag("Objeto") && !OBJ)
 {
 OBJ = Raio.transform;

 OBJ.parent = transform;
 OBJ.GetComponent<Rigidbody> ().isKinematic = true;
         }
      }
   }
}

bom era isso?
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Qua Jan 18, 2017 11:16 pm

É quase isto, o objeto tem que ficar na ponta do raycast para quando eu Rolar o Scroll Do Mouse ele ir e voltar na posicao do raycast.É tipo o script do Marcos do Amnesia só que com raycast. Porque se eu filiar o objeto no que tem o script ele não vai e volta com o Raycast.
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por luKkaSs Qui Jan 19, 2017 11:02 am

rafaelllsd escreveu:É quase isto, o objeto tem que ficar na ponta do raycast para quando eu Rolar o Scroll Do Mouse ele ir e voltar na posicao do raycast.É tipo o script do Marcos do Amnesia só que com raycast. Porque se eu filiar o objeto no que tem o script ele não vai e volta com o Raycast.

Ué, e só calcular a distancia do obj.

olha ai como e fácil.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class NewBehaviourScript1 : MonoBehaviour
{

   public float DistanciaPegarObjeto;
   public float DistanciaMaxObjeto = 20;
   public float DistanciaMinObjeto = 5;
   [SerializeField] float Sensibilidade = 2; // velocidade pra mover o OBJ.
   [SerializeField] Transform OBJ;

   void Start()
   {
      DistanciaPegarObjeto = DistanciaMaxObjeto;
   }


   void FixedUpdate()
   {
      if (Input.GetMouseButton(0))
      {
         PegarObjeto();
      }
      else if (OBJ)
      {
         OBJ.GetComponent<Rigidbody>().isKinematic = false;
         OBJ.parent = null;
         OBJ = null;
      }
//      else // se quiser otimizar um pouco mais.
      if (!OBJ)
      {
         DistanciaPegarObjeto += Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") * Sensibilidade;
         DistanciaPegarObjeto = Mathf.Clamp(DistanciaPegarObjeto, DistanciaMinObjeto, DistanciaMaxObjeto);
      }
//      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") > 0 && DistanciaPegarObjeto < DistanciaMaxObjeto) {
//        DistanciaPegarObjeto += 0.5f;
//      }
//      if (Input.GetAxis ("Mouse ScrollWheel") < 0 && DistanciaPegarObjeto > DistanciaMinObjeto) {
//        DistanciaPegarObjeto -= 0.5f;
//      }
   }

   void PegarObjeto()
   {
      if (OBJ)
      {
         MoverOBJ();
         return;
      }
      RaycastHit Raio;
      Debug.DrawRay(transform.position, transform.forward * DistanciaPegarObjeto, Color.green);

      if (Physics.Raycast(transform.position, transform.forward, out Raio, DistanciaPegarObjeto))
      {
         if (Raio.collider.CompareTag("Objeto"))
         {
            OBJ = Raio.transform;
            OBJ.parent = transform;
            OBJ.GetComponent<Rigidbody>().isKinematic = true;
         }
      }
   }

   void MoverOBJ()
   {
      Vector3 pos = OBJ.localPosition;
      float distanciaAtual = pos.z;
      distanciaAtual += Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") * Sensibilidade;
      pos.z = Mathf.Clamp(distanciaAtual, DistanciaMinObjeto, DistanciaMaxObjeto);
      OBJ.localPosition = pos;
   }
}
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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por MarcosSchultz Seg Jan 23, 2017 5:09 pm

Talvez isto ajude...


É a mesma lógica de manter a luz na ponta do raycast

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Resolvido Re: (Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.

Mensagem por rafaelllsd Ter Jan 24, 2017 4:25 am

Valeu marcos isso que eu precisava.
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