[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
+2
AndyShow
MarcosSchultz
6 participantes
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[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
Olá pessoal, fiz este tutorial explicando alguns princípios básicos de um jogo estilo angry birds na Unity, e montei um sistema simples :D
Vídeo explicativo:
Script do estilingue:
Script do porco:
Vídeo explicativo:
Script do estilingue:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lancador : MonoBehaviour {
public GameObject passaro;
public float forca = 15, distanciaMax = 3;
Vector3 posicMouse;
GameObject instanciaTemp;
bool instanciou = false;
void Update () {
if (Input.GetMouseButton (0)) {
posicMouse = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.mousePosition).GetPoint (0);
posicMouse.z = transform.position.z;
if (instanciou == false) {
instanciou = true;
instanciaTemp = Instantiate (passaro, posicMouse, transform.rotation) as GameObject;
instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().isKinematic = true;
}
if (Vector3.Distance (transform.position, posicMouse) < distanciaMax) {
instanciaTemp.transform.position = posicMouse;
} else {
Vector3 lugarCorreto = transform.position + (posicMouse - transform.position).normalized * distanciaMax;
instanciaTemp.transform.position = lugarCorreto;
}
}
if (Input.GetMouseButtonUp (0) && instanciou == true) {
Vector3 direcao = transform.position - instanciaTemp.transform.position;
instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().isKinematic = false;
instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().AddForce (direcao * forca, ForceMode2D.Impulse);
instanciou = false;
instanciaTemp = null;
}
}
}
Script do porco:
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Porco : MonoBehaviour {
public float velocidadeParaDano = 1, hitMaximos = 2;
float hitsCorrentes;
void Start () {
hitsCorrentes = hitMaximos;
}
void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision) {
if (collision.relativeVelocity.sqrMagnitude > (velocidadeParaDano * velocidadeParaDano)) {
hitsCorrentes--;
}
if (hitsCorrentes <= 0) {
Destroy (gameObject);
}
}
}
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
Marcos
Antes de mais nada obrigado! Estou iniciando agora e aprendendo bastante com suas vídeo aulas e fórum.
Sei que já faz um tempo que publicou o tutorial mas se você ou alguém pudesse me ajudar com um projeto que tenho aqui, ficaria muito grato.
Notei que no vídeo o lançamento e queda do projétil (pássaro) já possuem um comportamento físico definido, até onde entendi isso acontece devido à influência que o recurso "isKinematic" exerce sob o objeto.
Preciso de algo um pouco mais "independente", definir minha própria física de lançamento oblíquo e fazer o projétil quicar quando colidir com outro ou com o solo (famoso efeito bounce).
Alguém possui alguma dica para que eu consiga criar esses efeitos (não tenho certeza, mas me parece que vou ter que trabalhar com o isKinematic sempre true)?
:idea: Preciso de uma luz haha :idea:
Obs: se esse não for o canal ideal para esse tipo de pergunta, sintam-se no dever de excluí-la e/ou ignorá-la.
Antes de mais nada obrigado! Estou iniciando agora e aprendendo bastante com suas vídeo aulas e fórum.
Sei que já faz um tempo que publicou o tutorial mas se você ou alguém pudesse me ajudar com um projeto que tenho aqui, ficaria muito grato.
Notei que no vídeo o lançamento e queda do projétil (pássaro) já possuem um comportamento físico definido, até onde entendi isso acontece devido à influência que o recurso "isKinematic" exerce sob o objeto.
Preciso de algo um pouco mais "independente", definir minha própria física de lançamento oblíquo e fazer o projétil quicar quando colidir com outro ou com o solo (famoso efeito bounce).
Alguém possui alguma dica para que eu consiga criar esses efeitos (não tenho certeza, mas me parece que vou ter que trabalhar com o isKinematic sempre true)?
:idea: Preciso de uma luz haha :idea:
Obs: se esse não for o canal ideal para esse tipo de pergunta, sintam-se no dever de excluí-la e/ou ignorá-la.
lastroundiniz- Iniciante
- PONTOS : 2790
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
Olá...Bem Vindo ao Fórum!
Pra vc Criar um Efeito Tipo "Bounce" em qualquer Objeto Físico na Unity vc Precisa Configurar os Materiais
Crie um Novo Material de Física:
Agora Configure esse Material Parecido com isso:
Depois Coloque esse Material de Física em um Objeto com Collider Qualquer (Lembrando que esse Colider precisa ter um Componente RigidBody)
isso é só um Exemplo vc pode Configurar esse Material ao seu Gosto!
Pra vc Criar um Efeito Tipo "Bounce" em qualquer Objeto Físico na Unity vc Precisa Configurar os Materiais
Crie um Novo Material de Física:
Agora Configure esse Material Parecido com isso:
Depois Coloque esse Material de Física em um Objeto com Collider Qualquer (Lembrando que esse Colider precisa ter um Componente RigidBody)
isso é só um Exemplo vc pode Configurar esse Material ao seu Gosto!
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
Oi Marcos, cara eu estou tentando aplicar o seu código no meu projeto de Fisica, mas não está funcionando por algum motivo que desconheço, não é um erro, pois o Mono não aponta nenhum erro.
Gostaria de sua ajuda, pois sempre que vou aplicar o código no objeto ele me apresenta essa mensagem de erro.
O que eu faço para resolver?
Gostaria de sua ajuda, pois sempre que vou aplicar o código no objeto ele me apresenta essa mensagem de erro.
O que eu faço para resolver?
Bielhtsouza- Iniciante
- PONTOS : 2610
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
o nome do script n ta certo ...
public class Porco : MonoBehaviour {
public class Lancador : MonoBehaviour {
porco / lancador tenq ser respectivamente o nome do script no seu projeto
ex
criou um script com o nome ''portal''
botou o código do lançador
daria este erro
resolver e mudar isto
public class Lancador : MonoBehaviour {
para isto
public class portal : MonoBehaviour {
se a classe n tiver o nome do scritp ele n tem como chamar ou algo assim ai da este bug ai
public class Porco : MonoBehaviour {
public class Lancador : MonoBehaviour {
porco / lancador tenq ser respectivamente o nome do script no seu projeto
ex
criou um script com o nome ''portal''
botou o código do lançador
daria este erro
resolver e mudar isto
public class Lancador : MonoBehaviour {
para isto
public class portal : MonoBehaviour {
se a classe n tiver o nome do scritp ele n tem como chamar ou algo assim ai da este bug ai
Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS
To tentando fazer um basquete com essa mecânica, como posso fazer aquela linha pontilhada pra indicar um pouco da possível trajetória da bola?
DarkReaper- Iniciante
- PONTOS : 1485
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
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