Exportar Texturas SketchUP e Blender Para Unity 5
3 participantes
Página 1 de 1
Exportar Texturas SketchUP e Blender Para Unity 5
Estou com um problema de exportação quanto as texturas..
Oque ocorre..
Tipo, quando edito um cenario/objeto no blender (2.77) ou Sketchp (2016) para o unity 5, ele exporta totalmente bugado as texturas, muitas vzs aparecem com posições bugadas outras vzs só a face colorida, ja chequei lado das faces, exportei como fbx, obj e default, importei texturas pro unity 5 mais nada resolve... Alguem teve mesmo problema ou uma solução??
Grato :study:
Oque ocorre..
Tipo, quando edito um cenario/objeto no blender (2.77) ou Sketchp (2016) para o unity 5, ele exporta totalmente bugado as texturas, muitas vzs aparecem com posições bugadas outras vzs só a face colorida, ja chequei lado das faces, exportei como fbx, obj e default, importei texturas pro unity 5 mais nada resolve... Alguem teve mesmo problema ou uma solução??
Grato :study:
WiredD- Avançado
- PONTOS : 3326
REPUTAÇÃO : 14
Respeito as regras :
Re: Exportar Texturas SketchUP e Blender Para Unity 5
Você criou o material, ou o componente do objeto???
da uma olhada nesta aula:
MarcosSchultz escreveu:Você criou o material, ou o componente do objeto???
Sim Schultz, importei a textura como novo material e quando criado e texturizado, conferi as faces, e após isso criei um complemento com toda a casa sem esquecer parte alguma, (testei até com "Grupo" ao invés de complemento e não deu") e fiz a exportação como no video mais n deu certo
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Você tem materiais repetidos??? clique no balde e vá nas texturas que estão em "no modelo"
veja se não tem nenhuma repetida ou algo do genero, procure evitar materiais repetidos, pois para alguns, foi apenas isto que gerou problemas (não sei o por que ainda)
veja se não tem nenhuma repetida ou algo do genero, procure evitar materiais repetidos, pois para alguns, foi apenas isto que gerou problemas (não sei o por que ainda)
MarcosSchultz escreveu:Você tem materiais repetidos??? clique no balde e vá nas texturas que estão em "no modelo"
Não há materiais duplicados :/ E continua com o erro...
As versões do sketch e unity importam?
Uso SketchUP 2016, Blender 2.77
E unity versão mais recente disponivel pra download...
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
WiredD escreveu:MarcosSchultz escreveu:Você tem materiais repetidos??? clique no balde e vá nas texturas que estão em "no modelo"
Teria como me passar esse modelo para eu tentar exportar através do meu sketchUp???
uso a Unity mais recente e o sketch 2016 também
MarcosSchultz escreveu:WiredD escreveu:MarcosSchultz escreveu:Você tem materiais repetidos??? clique no balde e vá nas texturas que estão em "no modelo"
Teria como me passar esse modelo para eu tentar exportar através do meu sketchUp???
uso a Unity mais recente e o sketch 2016 também
Esse é o modelo que tentei importar, não estava 100% pronto, estava apenas começando mais fui testar no unity e deu erro..
(Não está em formato de complemento)
Download: mega.nz/#!DxQCmQQa!xRQfIJIRAd0dML745oR8CM_xPrj2E00G7OZoIfL_IbY
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Ok, antes de tudo vá em:
Janela > Bandeja Padrão > Mostrar Bandeja
Nesta janela que abre, procure a aba Estilos.
Na aba estilos, vá em Editar, e você encontrará 2 opções, "Cor da Frente" e "Cor Do Verso"
deixe a "Cor Do Verso" como um verde claro ( por que é pouquissimo usado) e dê um OK... ai você preceberá muito claramente que tem um MOOOONTE de malhas invertidas (todas pra ser mais exato)
Para desinverter as malhas, basta clicar com o botão direito do mouse sobre elas e clicar na opção "Inverter faces".
Depois disto, basta retexturizar o modelo e criar um Grupo no sketchup... ai é só exportar e irá funcionar
Na aba estilos, vá em Editar, e você encontrará 2 opções, "Cor da Frente" e "Cor Do Verso"
deixe a "Cor Do Verso" como um verde claro ( por que é pouquissimo usado) e dê um OK... ai você preceberá muito claramente que tem um MOOOONTE de malhas invertidas (todas pra ser mais exato)
Para desinverter as malhas, basta clicar com o botão direito do mouse sobre elas e clicar na opção "Inverter faces".
Depois disto, basta retexturizar o modelo e criar um Grupo no sketchup... ai é só exportar e irá funcionar
MarcosSchultz escreveu:Ok, antes de tudo vá em:
No caso na exportação, aconselha qual extensão? E quais configs devo deixar na "options" (botão existente na parte onde salva arquivos/exporta)
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Eu sempre exporto em Collda, que é o .dae
nas opções eu só deixo marcado as seguintes:
-Triangular todas as faces
-Exportar hierarquias de componentes
-Exportar mapas de textura
o resto está desmarcado
o resto está desmarcado
MarcosSchultz escreveu:Eu sempre exporto em Collda, que é o .dae
o resto está desmarcado
Exportei com essas configs acima, corrigi as faces, re-texturizei mais ocorreu esse bug no qual é o mesmo de antes ksks: prntscr.com/axr3bo
Como esta no sketch: prntscr.com/axr359
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Cara, não sei o que dizer... fiz o passo a passo e funcionou 200% certo.
Tentou criar um projeto novo e importar o modelo neste projeto novo?
MarcosSchultz escreveu:Cara, não sei o que dizer... fiz o passo a passo e funcionou 200% certo.
Tentarei isso, Caso seja possivel, Poderia texturizar um cubo simples e me mandar pra eu fazer a exportação aqui e ver se ocorre mesmo erro? O projeto .skp
edit ========
mesmo com novo projeto, deu o bug...
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Testa este modelo... aqui funcionou 100%
http://www.mediafire.com/download/zqvv703s9dqysd5/Modelo.rar
http://www.mediafire.com/download/zqvv703s9dqysd5/Modelo.rar
MarcosSchultz escreveu:Testa este modelo... aqui funcionou 100%
[url=mediafire.com/download/zqvv703s9dqysd5/Modelo.rar]mediafire.com/download/zqvv703s9dqysd5/Modelo.rar[/url]
Acho que o problema é em meu sketch... O modelo que mandou, sem edição alguma importa normalmente pro unity 5..
Agora criei um novo material. Texturizei uma letra apenas com o material, criei complemento, exportei no mesmo formato, joguei o modelo e as texturas pro unity mais n houve resultados..
Que shit ;-;
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Um rápido update... Acho que o tamanho do projeto em Metros, e o tamanho das texturas interferem...
Observe esse print: prntscr.com/ay56hw
Alterei o tamanho do material dentro do sketchup, levando em consideração que no sketch o cubo tem todas as faces com 1 metro... '-'
Tem alguma medida ou algo a se considerar quanto ao tamanho em metros no sketch pro unity?
Observe esse print: prntscr.com/ay56hw
Alterei o tamanho do material dentro do sketchup, levando em consideração que no sketch o cubo tem todas as faces com 1 metro... '-'
Tem alguma medida ou algo a se considerar quanto ao tamanho em metros no sketch pro unity?
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Ué, mas isto da pra alterar na Unity com o Tilling....
Sei lah, talvez você esteja modelando errado, deixando faces em aberto, sei lah... Não consigo ter esse tipo de problema no meu sketch, da sempre tudo certo O.o
Sei lah, talvez você esteja modelando errado, deixando faces em aberto, sei lah... Não consigo ter esse tipo de problema no meu sketch, da sempre tudo certo O.o
MarcosSchultz escreveu:Ué, mas isto da pra alterar na Unity com o Tilling....
É, mexer no tilling acaba que não resolve, e não sei se estou deixando faces em aberto ou algo do tipo, mais mesmo assim obrigado pelas respostar.. Baixei sketchup make 2015, não resolveu... Comprei sketch pro 2016... Não resolveu.. Deve ser algum erro meu mesmo, Ou meu unity não sei
WiredD- Avançado
Respeito as regras :
Problema resolvido, vou postar solução para pessoas com o mesmo erro ou que venham a ter. É o seguinte..
O problema está nas configurações da textura dentro do Unity.
Pra corrigir isso, Basta ir na pasta Assets do projeto, encontrar a pasta com a textura bugada, Dar double click na textura.
Quando abrir no inspetor, Nas configs da textura em "Texture Type:" selecione (Texture)
Vai Aparecer a opção logo abaixo chamada "Wrap" nessa opção coloque como Repeat.
Pronto.
Obrigado a quem ajudou :lol!: :lol!: :lol!:
O problema está nas configurações da textura dentro do Unity.
Pra corrigir isso, Basta ir na pasta Assets do projeto, encontrar a pasta com a textura bugada, Dar double click na textura.
Quando abrir no inspetor, Nas configs da textura em "Texture Type:" selecione (Texture)
Vai Aparecer a opção logo abaixo chamada "Wrap" nessa opção coloque como Repeat.
Pronto.
Obrigado a quem ajudou :lol!: :lol!: :lol!:
WiredD- Avançado
Respeito as regras :