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[TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qua Mar 16, 2016 3:03 pm

Fala galera, elaborei este script simples que permite mover o seu jogador com Touch, como também com o Mouse, no estilo subway surfers... para jogos do tipo infinity runner

Basta criar um Script em C# com o nome "Mover", com o código abaixo, e jogar no seu jogador.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Mover : MonoBehaviour {//NESTE SCRIPT O PERSONAGEM DEVE SE MOVER PARA FRENTE NO EIXO Z(AZUL)
 private float ponteiroX, ponteiroY, novaPosicX;
 private int indicePosic;
 private bool podeMover, estaNoChao, pulouR;
 private Vector3 posicInicial;
 [Range(0.01f,1)]public float TempoParaMover = 0.15f;
 [Range(1,5)]public int QuantoMover = 1;
 [Range(1,20)]public float forcaDoPulo = 5.0f;
 [Range(0,20)]public float velocidadeJogador = 5.0f;
 public bool podePular = true;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private Rigidbody corpoRigido;

 void Start(){
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotation;
 posicInicial = transform.position;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 indicePosic = 0;
 pulouR = false;
 podeMover = true;
 }

 void Update () {
 estaNoChao = Physics.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up, LayersNaoIgnoradas);
 if (podeMover) {
 DetectarMovimento ();
 }
 }

 IEnumerator EsperarParaMover(float tempo) {
 yield return new WaitForSeconds(tempo);
 podeMover = true;
 }
 IEnumerator EsperarParaPular(float tempo) {
 yield return new WaitForSeconds(tempo);
 pulouR = false;
 }

 void DetectarMovimento(){
 podeMover = false;
 StartCoroutine (EsperarParaMover(TempoParaMover));

 ponteiroX = ponteiroY = 0;
 if (Input.GetMouseButton (0)) {
 ponteiroX = Input.GetAxis ("Mouse X");
 ponteiroY = Input.GetAxis ("Mouse Y");
 }
 if (Input.touchCount > 0){
 ponteiroX = Input.touches[0].deltaPosition.x;
 ponteiroY = Input.touches[0].deltaPosition.y;
 }
 //DETECTAR EIXO X
 if (ponteiroX > 0 && indicePosic < 1) {
 indicePosic ++;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }
 else if (ponteiroX < 0 && indicePosic > -1) {
 indicePosic --;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }
 //DETECTAR EIXO Y
 if (ponteiroY > 0.1f && podePular) {
 Pular ();
 }
 }

 void FixedUpdate(){
 Vector3 proximaPosic = new Vector3 (novaPosicX, transform.position.y, transform.position.z);
 transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, proximaPosic, Time.deltaTime * 5);
 corpoRigido.velocity = new Vector3 (corpoRigido.velocity.x, corpoRigido.velocity.y, velocidadeJogador);
 }

 void Pular(){
 if(estaNoChao == true && pulouR == false){
 corpoRigido.AddForce(Vector3.up * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);
 pulouR = true;
 StartCoroutine (EsperarParaPular(0.5f));
 }
 }
}

este script funcionará se o seu personagem se mover para frente no eixo Z


Última edição por MarcosSchultz em Seg Ago 12, 2019 3:29 am, editado 3 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Qua Mar 16, 2016 5:59 pm

Poxa Marcos, valeu mesmo pelo tutorial era oque estava precisando pro meu jogo!!
Agora só preciso mudar umas coisas pq meu jogo é em 2D e a câmera é de cima, e tirar o pulo.. Com esse script já é um grande avanço!

Obrigado cara!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 17, 2016 3:39 pm

darkz escreveu:Poxa Marcos, valeu mesmo pelo tutorial era oque estava precisando pro meu jogo!!
Agora só preciso mudar umas coisas pq meu jogo é em 2D e a câmera é de cima, e tirar o pulo.. Com esse script já é um grande avanço!

Obrigado cara!

Tem algum vídeo mostrando um exemplo de gameplay do sistema que você está tentando fazer???

Posso ajustar o sistema para 2D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Qui Mar 17, 2016 6:34 pm

MarcosSchultz escreveu:
Tem algum vídeo mostrando um exemplo de gameplay do sistema que você está tentando fazer???

Posso ajustar o sistema para 2D

Não conheço nenhum vídeo com esse sistema que to tentando fazer...

Mas a pista e o movimento para a direita e a esquerda é estilo Subway Surfers, vai pra lá e pra cá, só que eu tava pensando em usar botões direito e esquerdo que pra mim parece mais fácil de programar.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 17, 2016 11:07 pm

da para fazer isto facilmente, basta colocar o comando dos:

if(ponteiroX > 0 && indicePosic < 1){}, etc

como se fossem botões, dentro de voids, e ai tira o if. Depois basta implementar nos botões. Consegue?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Sex Mar 18, 2016 1:37 am

Código:

public void Direita {
 (ponteiroX > 0 && indicePosic < 1) // aqui mostra "acessador get ou set esperado"
 indicePosic ++;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }
public void Esquerda {
 (ponteiroX < 0 && indicePosic > -1) // aqui mostra "acessador get ou set esperado"
 indicePosic --;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }

Pelo oque entendi é assim? Não sei programar, sei o básico mesmo das coisas.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Mar 19, 2016 12:23 pm

Código:
public void Direita {
      indicePosic ++;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
   }
   public void Esquerda {
      indicePosic --;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
   }


E para configurar os botões, basta seguir este tutorial:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Dom Mar 20, 2016 12:38 am

subway - [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS 15wc3uu

Está dando o mesmo problema.. Sad
Tentei colocar set {}, mas aparece outro erro no void, falando que "Esquerda"/"Direita": a propriedade ou o indexador não pode ter o tipo void.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Dom Mar 20, 2016 11:07 pm

você declarou esta variável pelo menos?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Dom Mar 20, 2016 11:23 pm

MarcosSchultz escreveu:você declarou esta variável pelo menos?

Sim, declarei.

Código:
private int indicePosic;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Seg Mar 21, 2016 2:23 pm

poste o seu script completo ai
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Seg Mar 21, 2016 2:52 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Mover : MonoBehaviour {
   private float ponteiroX, ponteiroY, novaPosicX;
   private int indicePosic;
   private bool podeMover, estaNoChao, pulouR;
   private Vector3 posicInicial;
   [Range(0.01f,1)]public float TempoParaMover = 0.15f;
   [Range(1,5)]public int QuantoMover = 1;
   public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
   private Rigidbody corpoRigido;

   void Start(){
      corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
      corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotation;
      posicInicial = transform.position;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
      indicePosic = 0;
      podeMover = true;
   }

   void Update () {
      estaNoChao = Physics.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up, LayersNaoIgnoradas);
      if (podeMover) {
         DetectarMovimento ();
      }
   }

   IEnumerator EsperarParaMover(float tempo) {
      yield return new WaitForSeconds(tempo);
      podeMover = true;
   }

   void DetectarMovimento(){
      podeMover = false;
      StartCoroutine (EsperarParaMover (TempoParaMover));

      ponteiroX = ponteiroY = 0;
      if (Input.GetMouseButton (0)) {
         ponteiroX = Input.GetAxis ("Mouse X");
         ponteiroY = Input.GetAxis ("Mouse Y");
      }
      if (Input.touchCount > 0) {
         ponteiroX = Input.touches [0].deltaPosition.x;
         ponteiroY = Input.touches [0].deltaPosition.y;
      }
   }
      //DETECTAR EIXO X
   public void Direita {
      indicePosic ++;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
   }
   public void Esquerda {
      indicePosic --;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
   }

   void FixedUpdate(){
      Vector3 proximaPosic = new Vector3 (novaPosicX, transform.position.y, transform.position.z);
      transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, proximaPosic, Time.deltaTime * 5);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qua Mar 23, 2016 1:40 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Mover : MonoBehaviour {
   private float novaPosicX;
   [HideInInspector]public int indicePosic;
   private bool podeMover;
   private Vector3 posicInicial;
   [Range(0.01f,1)]public float TempoParaMover = 0.15f;
   [Range(1,5)]public int QuantoMover = 1;
   public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
   private Rigidbody corpoRigido;

   void Start(){
      corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
      corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotation;
      posicInicial = transform.position;
      novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
      indicePosic = 0;
      podeMover = true;
   }
   IEnumerator EsperarParaMover(float tempo) {
      yield return new WaitForSeconds(tempo);
      podeMover = true;
   }
   void FixedUpdate(){
      Vector3 proximaPosic = new Vector3 (novaPosicX, transform.position.y, transform.position.z);
      transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, proximaPosic, Time.deltaTime * 5);
   }
   public void Direita(){
      if (podeMover && indicePosic < 1) {
         podeMover = false;
         indicePosic++;
         novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic * QuantoMover;
         StartCoroutine (EsperarParaMover (TempoParaMover));
      }
   }
   public void Esquerda(){
      if (podeMover && indicePosic > -1) {
         podeMover = false;
         indicePosic--;
         novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic * QuantoMover;
         StartCoroutine (EsperarParaMover (TempoParaMover));
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por darkz Qua Mar 23, 2016 10:29 pm

Poxa cara, você é top dms, ajudou bastante!!! É isso que estava precisando, muito obrigado!! Cheers

Agora o resto do jogo tem tutorias no seu canal que vai me ajudar.

Valeu!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qua Mar 23, 2016 10:52 pm

qualquer coisa, posta ai... se quiser implementar mais movimentos, etc :D
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Mensagem por darkz Qui Mar 24, 2016 9:35 am

Beleza! :D
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Mensagem por dinho Qui Mar 24, 2016 11:12 am

Marcos vc é o Cara!!! Gostaria que vc fizesse um tutorial de movimentação com Touch de personagem em 360 graus , tipo aqueles de apresentação. Ficaria bem legal.
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Mensagem por Hardencio Seg Mar 28, 2016 4:06 pm

Muito obrigado Marcos!! Ajudou de mais, tava quebrando a cabeça pra fazer essa parte do touch! Acho que seria bacana você fazer um tuto em seu canal sobre touch em geral. Iria ajudar muita gente.

Continue assim!
Abraço!
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Mensagem por Hardencio Ter Mar 29, 2016 4:33 pm

Na verdade Marcos seu script não funcionou da maneira que eu queria no meu jogo, pois as dependendo da maneira como eu aplico o touch (sendo na unity, com o mouse ou direto do celular) o player avança mais do que deveria.

Queria que me ajudasse a implementar o sistema de touch swipe no meu script que estou usando agora, pois ele esta funcionando do modo que eu quero. Se puder me ajudar, criei um tópico mais cedo titulado como "Implementação de Touch em script modo Swipe", lá postei screenshot e o script que estou usando

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Mensagem por MarcosSchultz Ter Mar 29, 2016 4:59 pm

Como exatamente está andando mais do que deveria??? Basta você ajustar a distancia na variável ué O.o

poderia especificar mais o problema?
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Mensagem por Hardencio Ter Mar 29, 2016 5:38 pm

Não andando mais do que deveria na questão de distancia...hahaha

O script esta definido para cada deslize na tela o objeto movimente o valor 1 em tal eixo correto?
O problema é que quando eu deslizo muito sobre a tela ele pula um movimento, ou seja é como ele fosse pro segundo movimento. Por exemplo: Existem 3 lugares pro player se mover na posição 0, -1, e 1..Se eu estou na -1 e deslizo muito sobre a tela o player passa pela posição 0 e vai para a 1 direto.

Eu quero que a cada deslize de dedo, dependente se for um deslize pequeno ou um deslize maior o pleyer se movimente apenas uma vez. Não sei se entendeu, vou colar aqui um print do game pra clarear melhor a ideia: https://i.imgur.com/X4k9dFO.png
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Mensagem por MarcosSchultz Ter Mar 29, 2016 11:54 pm

Hardencio escreveu:Não andando mais do que deveria na questão de distancia...hahaha

O script esta definido para cada deslize na tela o objeto movimente o valor 1 em tal eixo correto?
O problema é que quando eu deslizo muito sobre a tela ele pula um movimento, ou seja é como ele fosse pro segundo movimento. Por exemplo: Existem 3 lugares pro player se mover na posição 0, -1, e 1..Se eu estou na -1 e deslizo muito sobre a tela o player passa pela posição 0 e vai para a 1 direto.

Eu quero que a cada deslize de dedo, dependente se for um deslize pequeno ou um deslize maior o pleyer se movimente apenas uma vez. Não sei se entendeu, vou colar aqui um print do game pra clarear melhor a ideia: https://i.imgur.com/X4k9dFO.png

Testei aqui de novo e não obtive o erro O.o

Tem esta variável: TempoParaMover

que diz quanto tempo vai esperar entre cada movimento... talvez deva aumentar o valor dela
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Mensagem por Hardencio Qua Mar 30, 2016 12:25 am

Pois é Marcos, eu tentei mexer nessa variável e é possivel chegar em um bom resultado, mas não na ideal, eu prezo bastante uma boa jogabilidade nos jogos...até mesmo antes da arte. xD

Mas obrigado pela ajuda que vem dando.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por matsuismael Sáb maio 28, 2016 1:45 pm

Valeu Marcos, esse script e fantástico, com um ajusto ficou perfeito. 
Mas queria sabe se e possível aplicar o touch Screen a uma certa area da tela e não na tela todo?
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Mensagem por Weslley Sáb maio 28, 2016 1:56 pm

Sim e possível vc pode usar o Rect.Contains

saiba mais
http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rect.Contains.html
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Mensagem por matsuismael Sáb maio 28, 2016 2:35 pm

weslleyFx escreveu:Sim e possível vc pode usar o Rect.Contains

saiba mais
http://docs.unity3d.com/ScriptReference/Rect.Contains.html
Valeu, vou estuda como fazer isso.  Smile
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Mensagem por Eduardoro39 Dom Set 04, 2016 1:59 pm

queria saber como voce fes para arastar o dedo pra cima e o player pular? sei que é com tochCount mais como fes pra ir para o lado que deseja?

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Mensagem por MarcosSchultz Dom Set 04, 2016 11:31 pm

Eduardoro39 escreveu:queria saber como voce fes para arastar o dedo pra cima e o player pular? sei que é com tochCount mais como fes pra ir para o lado que deseja?

Ué, eu simplesmente separei o input do touch em X e Y, já que é um vector2.

O input é feito e retorna uma coordenada (X,Y). depois, eu apenas chequei se o deslocamento em Y era positivo ou negativo... X é o eixo horizontal, e Y é o eixo vertical.
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Mensagem por Eduardoro39 Seg Set 05, 2016 12:16 am

Pode me mostrar isso em um script em não entendi

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Mensagem por thiagograssi Seg Set 05, 2016 10:51 am

galera quando meu personagem vai para a parede ta pra parte do cenario q nao ta em uso como resolvo esse problema com a camera ?
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Mensagem por Eduardoro39 Seg Set 05, 2016 8:52 pm

thiagograssi escreveu:galera quando meu personagem vai para a parede ta pra parte do cenario q nao ta em uso como resolvo esse problema com a camera ?
a camera pega uma parte que nao é do cenario tipo a parede tente mover a camera mais para o lado contrario da parede que a camera esta pegando

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Mensagem por thiagograssi Seg Set 05, 2016 9:22 pm

so que meu boneco tem que ficar no meio  da camera e se eu mover o beneco se destralizar se eu  mover o bruneco junto com a camera ai mostra por fora a outra parede
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Mensagem por Eduardoro39 Seg Set 05, 2016 10:33 pm

Marcos vou mostrar o meu problema quando eu arrasto para o lado esquerdo ele vai pra tras e quando arrasto para direita ele vai para frente como mostra nesse link = http://prntscr.com/cemp6q = Parado ,  http://prntscr.com/cemq5r = Arrastando para Esquerda 

ele vai para frente enves de ir para o Lado sabe resolver aqui o script 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody2D))]
public class Mover : MonoBehaviour
{//NESTE SCRIPT O PERSONAGEM DEVE SE MOVER PARA FRENTE NO EIXO Z(AZUL), PARA TIRAR DÚVIDAS, CONTATE WWW.SCHULTZGAMES.COM
    private float ponteiroX, ponteiroY, novaPosicX;
    private int indicePosic;
    private bool podeMover, estaNoChao, pulouR;
    private Vector3 posicInicial;
    [Range(0.01f, 1)]
    public float TempoParaMover = 0.15f;
    [Range(1, 5)]
    public int QuantoMover = 1;
    [Range(1, 20)]
    public float forcaDoPulo = 5.0f;
    [Range(0, 20)]
    public float velocidadeJogador = 5.0f;
    public bool podePular = true;
    public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
    private Rigidbody2D corpoRigido;

    void Start()
    {
        corpoRigido = GetComponent<Rigidbody2D>();
       
        posicInicial = transform.position;
        novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic * QuantoMover;
        indicePosic = 0;
        pulouR = false;
        podeMover = true;
    }

    void Update()
    {
        estaNoChao = Physics.Linecast(transform.position, transform.position - Vector3.up, LayersNaoIgnoradas);
        if (podeMover)
        {
            DetectarMovimento();
        }
    }

    IEnumerator EsperarParaMover(float tempo)
    {
        yield return new WaitForSeconds(tempo);
        podeMover = true;
    }
    IEnumerator EsperarParaPular(float tempo)
    {
        yield return new WaitForSeconds(tempo);
        pulouR = false;
    }

    void DetectarMovimento()
    {
        podeMover = false;
        StartCoroutine(EsperarParaMover(TempoParaMover));

        ponteiroX = ponteiroY = 0;
        if (Input.GetMouseButton(0))
        {
            ponteiroX = Input.GetAxis("Mouse X");
            ponteiroY = Input.GetAxis("Mouse Y");
        }
        if (Input.touchCount > 0)
        {
            ponteiroX = Input.touches[0].deltaPosition.x;
            ponteiroY = Input.touches[0].deltaPosition.y;
        }
        //DETECTAR EIXO X
        if (ponteiroX > 0 && indicePosic < 1)
        {
            indicePosic++;
            novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic * QuantoMover;
        }
        else if (ponteiroX < 0 && indicePosic > -1)
        {
            indicePosic--;
            novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic * QuantoMover;
        }
        //DETECTAR EIXO Y
        if (ponteiroY > 0.1f && podePular)
        {
           
        }
    }

    void FixedUpdate()
    {
        Vector3 proximaPosic = new Vector3(novaPosicX, transform.position.y, transform.position.z);
        transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, proximaPosic, Time.deltaTime * 5);
        corpoRigido.velocity = new Vector3(corpoRigido.velocity.x, corpoRigido.velocity.y, velocidadeJogador);
    }




}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por thiagograssi Seg Set 05, 2016 10:43 pm

Eduardoro39 escreveu:Marcos vou mostrar o meu problema quando eu arrasto para o lado esquerdo ele vai pra tras e quando arrasto para direita ele vai para frente como mostra nesse link = http://prntscr.com/cemp6q = Parado ,  http://prntscr.com/cemq5r = Arrastando para Esquerda 

ele vai para frente enves de ir para o Lado sabe resolver aqui o script 
Código:
cara muda os eixos Y X Z até achar a posição correta ex: onde tá ponteiroY tenta mudar pro x nao funciona muda pro Z até achar a letra correnta
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Mensagem por MarcosSchultz Ter Set 06, 2016 3:44 am

Eduardoro39, você não está seguindo o tutorial.

Nele eu deixo restritamente especificado que o personagem deve mover-se para frente no eixo Z, isto fará a rotação ficar correta para os demais eixos.
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Mensagem por Eduardoro39 Ter Set 06, 2016 10:13 am

Sim eu fis mais o cenario que esta sendo instanciado ta indo para direçao contraria 
quando instancia os Obstaculos ele vai para >> e o player nao
Esse aqui

Código:
#pragma strict

var VetorPlataformas: GameObject[];
var PlataformaAtual: GameObject;

var QntFilhos: int;
var i: int;

var PosicaoFim: Vector3;

var indicePlataforma: int;
var indicePlataformaAtual: int;

var n: int;

function Start () {

    PlataformaAtual = Instantiate(PlataformaAtual,transform.position+transform.up*-3+transform.forward *-3,Quaternion.identity);

    indicePlataformaAtual = 0;
    indicePlataforma = 0;
    n =0;
}

function Update () {

    if (Vector3.Distance(PlataformaAtual.transform.position,transform.position)<120)
    {
        PlataformaAtual.transform.name = "p"+n;
        QntFilhos = PlataformaAtual.transform.GetChildCount();
        for (i=0; i<QntFilhos; i++)
        {
            if (PlataformaAtual.transform.GetChild(i).name == "Fim")
            {
                PosicaoFim = PlataformaAtual.transform.GetChild(i).position;
                break;
            }
        }
        while (indicePlataformaAtual == indicePlataforma)
        {
            indicePlataforma = Random.Range(0,VetorPlataformas.Length);
        }
        indicePlataformaAtual = indicePlataforma;
 
        PlataformaAtual = Instantiate(VetorPlataformas[indicePlataforma],
                        PosicaoFim,
                        Quaternion.identity);
        n++;
    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Qua Set 07, 2016 12:26 am

Cara, refaça este script de spawn, só que em C#. 

Trabalhar em um projeto de infinity runner misturando C# com java não vai dar muito certo não, principalmente por que este script precisará se comunicar diretamente com o player em momentos de colisão ou coisas do tipo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por thiagograssi Qua Set 07, 2016 12:08 pm

marcos como eu faço para colocar animaçoes nesse script pq o meu a unica animação q tem é dele pulando
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Mensagem por MarcosSchultz Qui Set 08, 2016 11:31 pm

thiagograssi escreveu:marcos como eu faço para colocar animaçoes nesse script pq o meu a unica animação q tem é  dele pulando

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Mensagem por Édipo Qua Nov 02, 2016 6:51 pm

ola marcos, boa noite, tenho uma duvida, teria como colocar o comando

corpoRigido.AddForce(Vector3.up * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);

apenas para ele mover para cima, sem ser para os lados, pois queria que ele movesse para os lados apenas quando estiver no chão.
e do jeito que esta ele pula para os lados sabe, e eu queria que ele só fosse pra cima

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Sex Nov 04, 2016 12:34 am

Édipo escreveu:ola marcos, boa noite, tenho uma duvida, teria como colocar o comando

corpoRigido.AddForce(Vector3.up * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);

apenas para ele mover para cima, sem ser para os lados, pois queria que ele movesse para os lados apenas quando estiver no chão.
e do jeito que esta ele pula para os lados sabe, e eu queria que ele só fosse pra cima

Da sim, basta fazer um comando de "isGrounded" e permitir o deslocamento horizontal apenas quando este ground for true, mas isto vai se aplicar ao seu jogo?

Olhe o subway por exemplo, tem muitas situações aonde é necessário ir para o lado ainda estando no ar... MUITAS MESMO
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por Édipo Sex Nov 04, 2016 7:27 pm

-entendo o que vc disse, e vc tem razão na questão do jogo subway surfers, mas tipo a minha questão é que nesse script que vc compartilhou com a gente, se vc arrastar o dedo de um canto para o outro da tela na horizintal, e só ir um pouquinho pra cima, ele ja pula indo pro lado, e eu queria tipo restringir mais isso, tipo se eu arrastar para o lado e levantar um pouco o dedo ele vai somente para o lado, e pular somente quando eu arrastar o dedo para cima mesmo, tipo restringir o angulo de arrasto do dedo entende??
eu tentei fazer essa restrição de angulo do swap para os lados e deu certo que foi uma beleza, eu fiz assim...
Código:
if (ponteiroX > 0 && indicePosic < 1) {
         if (ponteiroY < 0.5f)
         {
            indicePosic ++;
            novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
         }
      }
      else if (ponteiroX < 0 && indicePosic > -1) {
         if (ponteiroY < 0.5f)
         {
               indicePosic --;
               novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
         }
      }
 
mas pra cima (pulando) ta uma canceira viu, nada de resultado positivo até agora :\
hehehe
vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Ter Nov 08, 2016 1:37 am

cara, difícil... basicamente o sistema teria que ser quase todo reformulado, para seguir outras regras de Input.

Usando o AddForce você simplesmente faz a adição do impulso no momento do toque... para dar este efeito que você quer, o Input tem que ser extremamente limitado, mas pelo que eu testei aqui, acaba comprometendo muito a "fluidez" com que os comandos são aceitos.

Talvez você deva aumentar o tempo que é passado para o IENumerator de DetectarMovimento

Código:
StartCoroutine (EsperarParaPular(0.5f));

Troque de 0.5 para 1, 1.5, etc...
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Mensagem por lelouchsdky Dom Jul 02, 2017 3:08 pm

Marcos, tem como fazer esse tutorial mas o personagem movendo no eixo x, um jogo 2D

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Mensagem por Gabriel César O Dom Jul 02, 2017 9:56 pm

MarcosSchultz escreveu:Fala galera, elaborei este script simples que permite mover o seu jogador com Touch, como também com o Mouse, no estilo subway surfers... para jogos do tipo infinity runner

Basta criar um Script em C# com o nome "Mover", com o código abaixo, e jogar no seu jogador.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class Mover : MonoBehaviour {//NESTE SCRIPT O PERSONAGEM DEVE SE MOVER PARA FRENTE NO EIXO Z(AZUL), PARA TIRAR DÚVIDAS, CONTATE WWW.SCHULTZGAMES.COM
 private float ponteiroX, ponteiroY, novaPosicX;
 private int indicePosic;
 private bool podeMover, estaNoChao, pulouR;
 private Vector3 posicInicial;
 [Range(0.01f,1)]public float TempoParaMover = 0.15f;
 [Range(1,5)]public int QuantoMover = 1;
 [Range(1,20)]public float forcaDoPulo = 5.0f;
 [Range(0,20)]public float velocidadeJogador = 5.0f;
 public bool podePular = true;
 public LayerMask LayersNaoIgnoradas = -1;
 private Rigidbody corpoRigido;

 void Start(){
 corpoRigido = GetComponent<Rigidbody> ();
 corpoRigido.constraints = RigidbodyConstraints.FreezeRotation;
 posicInicial = transform.position;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 indicePosic = 0;
 pulouR = false;
 podeMover = true;
 }

 void Update () {
 estaNoChao = Physics.Linecast (transform.position, transform.position - Vector3.up, LayersNaoIgnoradas);
 if (podeMover) {
 DetectarMovimento ();
 }
 }

 IEnumerator EsperarParaMover(float tempo) {
 yield return new WaitForSeconds(tempo);
 podeMover = true;
 }
 IEnumerator EsperarParaPular(float tempo) {
 yield return new WaitForSeconds(tempo);
 pulouR = false;
 }

 void DetectarMovimento(){
 podeMover = false;
 StartCoroutine (EsperarParaMover(TempoParaMover));

 ponteiroX = ponteiroY = 0;
 if (Input.GetMouseButton (0)) {
 ponteiroX = Input.GetAxis ("Mouse X");
 ponteiroY = Input.GetAxis ("Mouse Y");
 }
 if (Input.touchCount > 0){
 ponteiroX = Input.touches[0].deltaPosition.x;
 ponteiroY = Input.touches[0].deltaPosition.y;
 }
 //DETECTAR EIXO X
 if (ponteiroX > 0 && indicePosic < 1) {
 indicePosic ++;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }
 else if (ponteiroX < 0 && indicePosic > -1) {
 indicePosic --;
 novaPosicX = posicInicial.x + indicePosic*QuantoMover;
 }
 //DETECTAR EIXO Y
 if (ponteiroY > 0.1f && podePular) {
 Pular ();
 }
 }

 void FixedUpdate(){
 Vector3 proximaPosic = new Vector3 (novaPosicX, transform.position.y, transform.position.z);
 transform.position = Vector3.Lerp (transform.position, proximaPosic, Time.deltaTime * 5);
 corpoRigido.velocity = new Vector3 (corpoRigido.velocity.x, corpoRigido.velocity.y, velocidadeJogador);
 }

 void Pular(){
 if(estaNoChao == true && pulouR == false){
 corpoRigido.AddForce(Vector3.up * forcaDoPulo, ForceMode.Impulse);
 pulouR = true;
 StartCoroutine (EsperarParaPular(0.5f));
 }
 }
}

este script funcionará se o seu personagem se mover para frente no eixo Z
UOU! PARABÉNS MARCOS! MUITO LEGAL E TOPER! SUCESSO!  Piscadinha :affraid: Cheers :lol!:
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por Gabriel César O Ter Jul 04, 2017 5:46 pm

PESSOAL PARA COMPLEMENTAR AQUI TEM UM SCRIPT PARA FAZER O SEU OBJETO SE MOVER PARA FRENTE NO EIXO AZUL! O SCRIPT É EM Java Script
de o nome de "Frente" copie, cole e jogue em seu objeto! pronto!

Código:
#pragma strict
var velocidadeObjeto: float;


function Start () {

}

function Update () {
velocidadeObjeto = 1*Time.deltaTime;
transform.Translate(0,0,velocidadeObjeto);

}
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TUTORIAL Como retirar movimentos nas diagonais?

Mensagem por FabioBRPA Dom Set 09, 2018 9:21 pm

Como eu faço para que o personagem não vá para cima e para um do lados ao mesmo tempo? Porque nesse scripteu posso mover na diagonal e o personagem segue pro lado e pula. Só que eu preciso que se eu puxar muito pra cima, mesmo que puxe pro lado também, ele só pule. Igual subway surfers. Ou o cara pula ou muda a posição. Não acontece as duas coisas ao mesmo tempo. Alguém pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por MarcosSchultz Dom Set 09, 2018 11:35 pm

FabioBRPA escreveu: Como eu faço para que o personagem não vá para cima e para um do lados ao mesmo tempo? Porque nesse scripteu posso mover na diagonal e o personagem segue pro lado e pula. Só que eu preciso que se eu puxar muito pra cima, mesmo que puxe pro lado também, ele só pule. Igual subway surfers. Ou o cara pula ou muda a posição. Não acontece as duas coisas ao mesmo tempo. Alguém pode me ajudar?

Você pode lidar com o input "Up" do dedo no touch... fazendo alguma ação acontecer só quando o dedo sai da tela.

Quando o dedo sair da tela, você compara quanto deslocou em X e quanto deslocou em Y... o eixo que tiver o maior deslocamento, será a ação do jogador.

Sabe fazer isto?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por FabioBRPA Seg Set 10, 2018 8:27 am

Já fiz isso, só que não fica legal ter que soltar para poder mover, fica muito demorado, ai eu baixei o subway surfers e percebi que nele não pecisava soltar após arrastar pra movimentar. Apenas arrasta e o carinha já pula. Fica bem mais fácil de jogar. E ai chega a minha dúvida... pq já tentei comprar se x > y . Só que não deu certo Mas talvez eu fiz da forma errada. Poderia me ajudar com esse script? Obrigado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS

Mensagem por FabioBRPA Seg Set 10, 2018 9:07 am

Ah acabei de resolver o problema! Eu criei duas variáveis bool: pular = ( absY > AbsX ) usei o Mathf.Abs(float value). Bool andar = ( X > Y) ai eu coloquei no if de detectar o movimento de andar e coloquei a variável pra verificar, também na de pular ai prestou muito bem! Espero que ajude alguém! Vlw

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