[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
+31
SauloeArthur
francisco barroso
ninjagamergabriel
FuncaoFF
DGDark
NKKF
BrazaTattoo
ixgames
Callyde Jr
Unidade3d5
bsoll4
Diego Felix
GetulioGamerbr
arnaldojunior
AndyShow
alemaopessoa
artplayer
dinho
Guisao666
JohnnyKills
iahGod
gagasilva
cosmoplay
Orixinals
Chilinger
Jhonny_Ayllet
Lucas Garcia Frade
Rafael Pirani
Alan Porfirio
Dionilson
MarcosSchultz
35 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
Olhei todo o código e comecei a entender o problema, movi os aipoints de posição e o problema mudou para algo mais concreto.
ArgumentOutOfRangeException: Argument is out of range.
Parameter name: index
System.Collections.Generic.List`1[UnityEngine.Transform].get_Item (Int32 index) (at /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System.Collections.Generic/List.cs:633)
AIPOINTS.Update () (at Assets/AIPOINTS.cs:82)
Como disse sou novo no Unity, mas acredito que estou estourando meu contador.
O que devo fazer para que isso não ocorra, até porque meu guardião só vai até o primeiro ponto.
System.Collections.Generic.List`1[UnityEngine.Transform].get_Item (Int32 index) (at /Users/builduser/buildslave/mono/build/mcs/class/corlib/System.Collections.Generic/List.cs:633)
AIPOINTS.Update () (at Assets/AIPOINTS.cs:82)
Como disse sou novo no Unity, mas acredito que estou estourando meu contador.
O que devo fazer para que isso não ocorra, até porque meu guardião só vai até o primeiro ponto.
arnaldojunior- Membro
- PONTOS : 3052
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
OBRIGADO Marcos,muito obrigado msmo por esses scripts,meu projeto so está sendo concluido pelo seu trabalhoMarcosSchultz escreveu:
Estive trabalhando neste script, e finalmente está pronto. trata-se de uma inteligência artificial simples, usando AIPoints
O inimigo se move randomicamente entre os AIPoints e se ve o player, começa a persegui-lo e s conseguir, ataca-lo também
se perder o player de vista, volta para a rotina de andar aleatoriamente pelos AIpoints.
Como usar? Primeiramente coloque a tag " Player " no seu player
agora jogue este script no seu inimigo ( o nome do script deve ser " AIPOINTS " ) ::
- Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
public Transform[] AIPoints; // PONTOS POR ONDE O INIMIGO PODE TRANSITAR
private List<Transform> ListaDeAiPoints = new List<Transform>(); // LISTA QUE IRA GUARDAR OS AIPoints DISPONIVEIS PARA O INIMIGO ANDAR NO MOMENTO
public float velocidadeDeMovimento = 5,DistanciaDeObservacao = 30,DistanciaDeSeguir = 20,DistanciaDeAtaque = 2; // VARIAVEIS A SEREM CONFIGURADAS
private float distanciaDoJogador,cronometroTempoNoLocal;
private int AIpoitAtual; // AIPoint ATUAL PARA ONDE O INIMIGO ESTA SE MOVENDDO
private GameObject Player;
private bool VendoOPlayer,EsperandoNoLocal,SeguindoOPlayer;
public float TempoNoLocal = 0.001f; // TEMPO QUE O INIMIGO AGUARDA NO AIPoint ATE COMEÇAR A IR PARA O PROXIMO
void Start (){
Player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // PLAYER = OBJETO QUE CONTEM A TAG PLAYER
for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
}
}
else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
}
}
}
void Update () {
//================================================RAYCAST ( INIMIGO ESTA VENDO O PLAYER? )=========================================================//
RaycastHit hit; // DECLARO UM RAYCAST
Vector3 deOnde = transform.position; //A VARIAVEL deOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
Vector3 paraOnde = Player.transform.position;//A VARIAVEL paraOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
Vector3 direction = paraOnde - deOnde; // O VETOR direction RECEBE A POSIÇAO CORRESPONDENTE A B-A, OU SEJA, O VETOR paraOnde - o vetor deOnde
if (Physics.Raycast (transform.position, direction, out hit, 1000) && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao) { // SE RAYCAST, E SE A DISTANCIA DO PLAYER FOR MENOR DO QUE A MAXDISTANCIA
if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"
VendoOPlayer = true; // VARIAVEL VendoOPlayer FICA VERDADEIRA
} else { // SE NAO
VendoOPlayer = false;// VARIAVEL VendoOPlayer FICA FALSA
}
}
//===========================================LINECAST ( DEIXAR ACESSIVEL APENAS OS AIPOINTS VISIVEIS)=========================================//
if (EsperandoNoLocal == true) { // SE A VARIAVEL EsperandoNoLocal ESTIVER VERDADEIRA
for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
}
}
else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
}
}
EsperandoNoLocal = false; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA FALSA
}
//==================================================== COMANDO PARA FAZER O INIMIGO ANDAR PELOS AIPOINTS======================================//
distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position); // MEDE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER
if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeObservacao || VendoOPlayer == false && EsperandoNoLocal == false) { // SE A DISTANCIA ENTRE INIMIGO E PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE OBSERVAÇAO E VAR'S....
if (AIpoitAtual < ListaDeAiPoints.Count) { // CHECAGEM PRA NAO DAR ERRO DE ARRAY
Vector3 target = ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
transform.LookAt (target);//O INIMIGO OLHA NA DIREÇAO DO AIPOINT SELECIONADO ( O AIpointAtual )
transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, target, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // MOVE O PALYER EM DIREÇAO AO AIpointAtual
if (transform.position == ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position) { // SE A POSIÇAO DO PLAYER FOR IGUAL A POSIÇAO DO AIpointAtual, OU SEJA, CHEGOU NO DESTINO
cronometroTempoNoLocal+=Time.deltaTime; // COMEÇA A CONTAR O CRONOMETRO DE ESPERA NO LOCAL
EsperandoNoLocal = true; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA VERDADEIRA PARA INDICAR QUE ESTA ESPERANDO
}
if(cronometroTempoNoLocal >= TempoNoLocal){ // SE JA ESPEROU O TEMPO QUE DEVERIA ESPERAR NO LOCAL
cronometroTempoNoLocal = 0; // ZERA O CRONOMETRO PARA PODER REUTILIZAR ELE
int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // UMA INT COM NOME NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
}
}
}
//================================================= COMANDOS PARA CHECAR DISTANCIA, OLHAR E SEGUIR================================================//
else if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeSeguir && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao && VendoOPlayer == true) { // SE ESTA PERTO PARA OLHAR MAS AINDA E LONGE PARA SEGUIR:
Olhar (); // VOID PARA O INIMIGO FICAR OLHANDO PARA O PLAYER
}else if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeSeguir && VendoOPlayer == true) { //SE JA ESTA PERTO O SUFICIENTE PARA SEGUIR E ESTA VENDO O PLAYER
Seguir (); // VOID PARA O INIMIGO SEGUIR O PLAYER
}
//=======================================================CORRIGIR BUGS DE INDEX RANGE=============================================================//
if (AIpoitAtual >= ListaDeAiPoints.Count) { // SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MAIOR DO QUE O MAXIMO DE ELEMENTOS QUE EXISTEM NA LISTA
AIpoitAtual = ListaDeAiPoints.Count -1; // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS DA LISTA -1, ISSO EVITARA BUGS
}else if (AIpoitAtual <= 0) { //SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MENOR DO QUE ZERO:
AIpoitAtual = 0;//AIpoitAtual RECEBERA O VALOR ZERO, ISSO EVITARA BUGS
}
//==========================================FAZER O PLAYER RECEBER DANO AO CHEGAR PERTO DO INIMIGO================================================//
if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
VidaPlayer.RecebendoDano = true; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA VERDADEIRA
} else if (distanciaDoJogador > DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MAIOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
VidaPlayer.RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA FALSA
}
//===============================================ESTAVA SEGUINDO MAS PAROU DE VER O PLAYER========================================================//
if (SeguindoOPlayer == true && VendoOPlayer == false) { // SE ESTA SEGUINDO O PLAYER MAS NAO ESTA VENDO ELE
Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
}
}
Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
}
}
int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // A VARIAVEL NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS CONTIDOS NA LISTA
AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
SeguindoOPlayer = false; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer RECEBE FALSE
}
}
//================================================================= OUTRAS VOIDS=======================================================================//
void Olhar (){ // VOID QUE FAZ O INIMIGO OLHAR PARA O PLAYER
Vector3 OlharPlayer = Player.transform.position; // O VETOR OlharPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
transform.LookAt (OlharPlayer); // O INIMIGO PLHA EM DIREÇAO AO PLAYER
}
void Seguir (){
SeguindoOPlayer = true; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer FICA VERDADEIRA
Vector3 SeguirPlayer = Player.transform.position; // O VETOR SeguirPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, SeguirPlayer, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // O INIMIGO SE MOVE EM DIREÇAO AO PLAYER
}
}
Depois disso, jogue este script no seu player( o nome do script deve ser " VidaPlayer " ) :
- Código:
using UnityEngine;
public class VidaPlayer : MonoBehaviour {
public static bool RecebendoDano; //VARIAVEL ESTATICA QUE INDICA SE ESTA RECEBENDO DANO OU NAO
public float tempoPorAtaque = 1.5f; // TEMPO MINIMO ENTRE CADA ATAQUE QUE O INIMIGO PODE DAR
private float cronometroDeAtaque; // CRONOMETRO QUE CONTROLA O TEMPO DOS ATAQUES
public int VidaDoPlayer = 100; // VIDA DO PERSONAGEM
public int DanoPorAtaque = 40;
void Start (){
RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano RECEBE FALSO
}
void Update (){
if (RecebendoDano == true) { // SE RecebendoDano ESTA VERDADEIRO
cronometroDeAtaque += Time.deltaTime; // O CRONOMETRO COMEÇA A CONTAR
} else { // SE NAO, OU SEJA, SE RecebendoDano ESTA FALSO
cronometroDeAtaque = 0; // O CRONOMETRO RECEBE 0
}
if (cronometroDeAtaque >= tempoPorAtaque) { // SE O CRONOMETRO ULTRAPASSOU O TEMPO POR ATAQUE
cronometroDeAtaque = 0; // CRONOMETRO RECEBE 0
VidaDoPlayer = VidaDoPlayer - DanoPorAtaque; // A VIDA DO PLAYER RECEBE O VALOR DELA MESMA MENOS O DANO DO ATAQUE
}
if (VidaDoPlayer <= 0) { // SE A VIDA FOR MENOR OU IGUAL A 0
Application.Quit (); // SAI DO JOGO
}
}
}
Os dois scripts extão COMPLETAMENTE comentados para um melhor entendimento.
Agora basta configurar as variáveis dos dois scripts e jogar AIpoints( pontos por onde o inimigo irá se mover ) na variavel " AIPoints " do script do seu inimigo
Dúvidas postem ae
GetulioGamerbr- Iniciante
- PONTOS : 2949
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :
Olá, tentei usar o script do Marcos para que meu guardião vaga-se pelo labirinto, mas não deu certo. Resolvi criar vergonha na cara e criar meu próprio script, mas dessa vez para que ele perambula-se aleatoriamente, mas meu problema agora é que quando ele marca um ponto da "navmesh sphere" inacessível, ele para ao travar em uma parede. Tentei usar raycast para ele detectar objetos e refazer o calculo, mas quando ele esbarra em angulo fechado (e isto ocorre muito) o raycast não funciona. Se eu tirar meu teste de só fazer o calculo de localização do "se não" ele para de esbarrar, mas como esta no update, acredito que vã consumir muita memória.
Minha duvida portanto é:
Como testar se a algum obstaculo em um angulo de 180° ou um raycast em angulo, o que me ajudaria a melhorar o sistema de detecção do guardião, pois ele só persegue o player se este passar bem diante de seus olhos.
Agradeço pela atenção.
Minha duvida portanto é:
Como testar se a algum obstaculo em um angulo de 180° ou um raycast em angulo, o que me ajudaria a melhorar o sistema de detecção do guardião, pois ele só persegue o player se este passar bem diante de seus olhos.
Agradeço pela atenção.
- Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class Inimigo : MonoBehaviour
{
public Transform Player;
public UnityEngine.AI.NavMeshAgent naveMesh;
private NavMeshAgent navemesh;
public Vector3 insideUnitSphere;
// Use this for initialization
void Start ()
{
navemesh = transform.GetComponent<UnityEngine.AI.NavMeshAgent>();
}
// Update is called once per frame
void Update ()
{
RaycastHit hit;
if (Physics.Raycast(transform.position,transform.forward,out hit,30))
{
if (hit.collider.gameObject.CompareTag("Player"))
{
naveMesh.destination = Player.position;
}
}
else if (naveMesh.destination == transform.position)
{
naveMesh.destination = Random.insideUnitSphere * 50;
Debug.Log(naveMesh.destination);
}
}
}
arnaldojunior- Membro
- PONTOS : 3052
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :
Poderia criar um tópico específico para esta dúvida?
Muito bom marcos esse tópico tah me ajudando bastante, mas queria saber como faço pra por as animações do inimigo ficar parado,caminhar,atacar, morrer e etc quem puder me ajudar ja agradeço
estou tendo um problema:
quando o inimigo chega no AIpoint ele simplesmente gira no eixo y e entra no chao, aí fica travado la;
quando o inimigo chega no AIpoint ele simplesmente gira no eixo y e entra no chao, aí fica travado la;
bsoll4- Iniciante
- PONTOS : 2575
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Unidade3d5- Avançado
- PONTOS : 3030
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Observe se os AIpoint estaodentrodo chao?
Coloque um BoxeCollider para ver melhor.
Coloque um BoxeCollider para ver melhor.
blz. eu sei que este post ja é um pouco antigo. mas eu testei aqui e descobri que tem alguns bugs.
os scripts fucnionam sim, so que se tiver algum objecto entre o inimigo e AIpoint. o inimigo para e da erro. ou seja. se tiver uma parede ou um objecto que tape a visao do inimigo dos pontos. da erro..
linha 82:
Vector3 target = ListaDeAiPoints[AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
...
eu acho que este script foi criando em um terreno aberto sem paredes nem nada do tipo.
outro problema achado neste script. tem haver com o uso do navmesh.. a partir do momento que eu adiciono um nav mesh ao terreno e faco bake.. o inimigo quando esta a patrulhar entre os pontos. na chegada de cada ponto ele simplsmente se deita no terreno. por veses levanta se e vai ate outro ponto. outras veses so fica deitado no mesmo sitio..
nao entendo porque que o modelo 3D rotaciona.. !!
alem disso tem outro problema, os AIpoints nao podem estar a uma altura grande nem muito baixa.. se tiver uma altura grande. o player sobe em direcao ao gameobject..!!
apesar deste script ser muito bom.. gostava que voce podesse refurmalar este script para usar com navemesh... e corrigindo estes bugs. seria otimo usar num projecto!!!
os scripts fucnionam sim, so que se tiver algum objecto entre o inimigo e AIpoint. o inimigo para e da erro. ou seja. se tiver uma parede ou um objecto que tape a visao do inimigo dos pontos. da erro..
linha 82:
Vector3 target = ListaDeAiPoints[AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
...
eu acho que este script foi criando em um terreno aberto sem paredes nem nada do tipo.
outro problema achado neste script. tem haver com o uso do navmesh.. a partir do momento que eu adiciono um nav mesh ao terreno e faco bake.. o inimigo quando esta a patrulhar entre os pontos. na chegada de cada ponto ele simplsmente se deita no terreno. por veses levanta se e vai ate outro ponto. outras veses so fica deitado no mesmo sitio..
nao entendo porque que o modelo 3D rotaciona.. !!
alem disso tem outro problema, os AIpoints nao podem estar a uma altura grande nem muito baixa.. se tiver uma altura grande. o player sobe em direcao ao gameobject..!!
apesar deste script ser muito bom.. gostava que voce podesse refurmalar este script para usar com navemesh... e corrigindo estes bugs. seria otimo usar num projecto!!!
ixgames- Iniciante
- PONTOS : 2494
Respeito as regras :
Boa noite, gostaria que o inimigo aguardasse um tempo no ai point, o script que estou utilizando nao tem a opçao. se puderem me ajudar eu agradeço muito! Segue o Script
- Código:
using UnityEngine.AI;
using UnityEngine;
public class INTELIGENCIA2 : MonoBehaviour {
public Transform Player;
private NavMeshAgent naveMesh;
public float DistanciaDoPlayer, DistanciaDoAIPoint;
public float DistanciaDePercepcao = 30,DistanciaDeSeguir = 20, DistanciaDeAtacar = 2, VelocidadeDePasseio = 3, VelocidadeDePerseguicao = 6,TempoPorAtaque = 1.5f, DanoDoInimigo = 40;
private bool VendoOPlayer;
public Transform[] DestinosAleatorios;
private int AIPointAtual;
private bool PerseguindoAlgo, contadorPerseguindoAlgo,atacandoAlgo,contadorOlhar ;
private float cronometroDaPerseguicao,cronometroAtaque, cronometroOlhar;
public bool BPassear, BOlhar, BPerseguir, BAtacar;
private Animator zumbi;
void Start (){
AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
zumbi = GetComponent<Animator> ();
}
void Update (){
DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(Player.transform.position,transform.position);
DistanciaDoAIPoint = Vector3.Distance(DestinosAleatorios[AIPointAtual].transform.position,transform.position);
//============================== RAYCAST ===================================//
RaycastHit hit;
Vector3 deOnde = transform.position;
Vector3 paraOnde = Player.transform.position;
Vector3 direction = paraOnde - deOnde;
if(Physics.Raycast (transform.position,direction,out hit,1000) && DistanciaDoPlayer < DistanciaDePercepcao ){
if(hit.collider.gameObject.CompareTag("Player")){
VendoOPlayer = true;
}else{
VendoOPlayer = false;
}
}
//================ CHECHAGENS E DECISOES DO INIMIGO ================//
if(DistanciaDoPlayer > DistanciaDePercepcao && cronometroOlhar < 5){
PerseguindoAlgo = false;
BPassear = true;
Passear();
}
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir && cronometroOlhar < 5) {
if(VendoOPlayer == true){
BOlhar = true;
Olhar ();
}else{
BPassear = true;
Passear();
}
}
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeSeguir && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar ) {
if(VendoOPlayer == true){
BPerseguir = true;
Perseguir();
PerseguindoAlgo = true;
}else{
BPassear = true;
Passear();
}
}
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar ) {
BAtacar = true;
Atacar();
}
//COMANDOS DE PASSEAR
if (DistanciaDoAIPoint <= 2) {
AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
BPassear = true;
Passear();
}
//CONTADORES DE OLHAR
if (contadorOlhar == true) {
cronometroOlhar += Time.deltaTime;
}
if (cronometroOlhar >= 5 ) {
Perseguir();
}
if (cronometroOlhar >= 8 ) {
contadorOlhar = false;
cronometroOlhar = 0;
Perseguir();
}
//CONTADORES DE PERSEGUICAO
if (contadorPerseguindoAlgo == true) {
cronometroDaPerseguicao += Time.deltaTime;
}
if (cronometroDaPerseguicao >= 5 && VendoOPlayer == false) {
contadorPerseguindoAlgo = false;
cronometroDaPerseguicao = 0;
PerseguindoAlgo = false;
}
// Freio do ATAQUE
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar - 1) {
naveMesh.destination = gameObject.transform.position;
}
// CONTADOR DE ATAQUE
if (atacandoAlgo == true) {
transform.LookAt (new Vector3 (Player.transform.position.x, transform.position.y, Player.transform.position.z));
cronometroAtaque += Time.deltaTime;
}
if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
atacandoAlgo = true;
cronometroAtaque = 0;
//PLAYER.VIDA = PLAYER.VIDA - DanoDoInimigo;
Debug.Log ("recebeuAtaque");
} else if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
atacandoAlgo = false;
cronometroAtaque = 0;
Debug.Log ("errou");
}
}
void Passear (){
BOlhar = false;
BPerseguir = false;
BAtacar = false;
zumbi.SetInteger("condicao", 0);
if (PerseguindoAlgo == false) {
naveMesh.acceleration = 5;
naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;
} else if (PerseguindoAlgo == true) {
contadorPerseguindoAlgo = true;
}
}
void Olhar(){
contadorOlhar = true;
BPassear = false;
zumbi.SetInteger("condicao", 1);
BPerseguir = false;
BAtacar = false;
naveMesh.speed = 0;
transform.LookAt (Player);
}
void Perseguir(){
BPassear = false;
BOlhar = false;
zumbi.SetInteger("condicao", 2);
BAtacar = false;
naveMesh.acceleration = 8;
naveMesh.speed = VelocidadeDePerseguicao;
naveMesh.destination = Player.position;
}
void Atacar (){
BPassear = false;
BOlhar = false;
BPerseguir = false;
zumbi.SetInteger("condicao", 3);
atacandoAlgo = true;
}
}
BrazaTattoo- Membro
- PONTOS : 3260
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :
Na void "Passear" mude-a para IEnumerator e coloque um:
Antes de dizer que ele irá mudar seu destino
- Código:
//Pode mudar esse "3f"
yield return new WaitForSeconds(3f);
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4818
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Obrigado pela dica, sou novato ainda em programaçao, vou tentar aprender sobre IEnumerator pois nunca usei nem sei como usar. eu mantenho a void Passear ?
BrazaTattoo- Membro
Respeito as regras :
Sim, pode manter, só mudar ela para IEnumerator e adicionar para ela esperar.
NKKF- ProgramadorMaster
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Marcos eu coloquei esse script, porem ele só segue quando olha pra ele e quando ele chega no AIPoint ele meio que cai e fica como se tivesse escurregado
DGDark- Iniciante
- PONTOS : 3034
REPUTAÇÃO : 3
Respeito as regras :
Ola DGDark voce esta precisando de uma AI para seu jogo?DGDark escreveu:Marcos eu coloquei esse script, porem ele só segue quando olha pra ele e quando ele chega no AIPoint ele meio que cai e fica como se tivesse escurregado
Unidade3d5- Avançado
Respeito as regras :
Sim, estou fazendo um game de terror, e esta tentando fazer uma AI e peguei a do forúm porem aconteceu issoUnidade3d5 escreveu:Ola DGDark voce esta precisando de uma AI para seu jogo?DGDark escreveu:Marcos eu coloquei esse script, porem ele só segue quando olha pra ele e quando ele chega no AIPoint ele meio que cai e fica como se tivesse escurregado
DGDark- Iniciante
Respeito as regras :
Se poder me ajudar agradeço desde já.
DGDark- Iniciante
Respeito as regras :
me chama no facebookDGDark escreveu:Se poder me ajudar agradeço desde já.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100010490649346&ref=bookmarks
Unidade3d5- Avançado
Respeito as regras :
Muito bom parabéns! O meu funcionou bem. Só o Sprite que desaparece quando chega no segundo ponto. Ficou muito bom.
FuncaoFF- Iniciante
- PONTOS : 2266
Respeito as regras :
Dionilson escreveu:Mano Brigado cara, me ajudo pakas mano vlws mesmo.
ninjagamergabriel- Iniciante
- PONTOS : 2192
Respeito as regras :
NKKF escreveu:Na void "Passear" mude-a para IEnumerator e coloque um:
- Código:
//Pode mudar esse "3f"
Cara uma void pode ser substituida por o yield return new?
francisco barroso- Programador
- PONTOS : 2613
REPUTAÇÃO : 59
Respeito as regras :
francisco barroso escreveu:NKKF escreveu:Na void "Passear" mude-a para IEnumerator e coloque um:
- Código:
//Pode mudar esse "3f"
Cara uma void pode ser substituida por o yield return new?
Depende da situação...
Boa noite a todos! estou iniciando agora em programação, já consigo fazer algumas coisas com script, mais A.I ainda é muito avançado para min, o script está perfeito, já adicionei animações a cada ação do inimigo...
preciso de uma ajuda, meu cenário tem várias salas com portas, gostaria de saber se tem alguma forma mais simples de fazer o inimigo abrir e fechar a porta, pois o meu apenas está atravessando.
agradeço muito!
preciso de uma ajuda, meu cenário tem várias salas com portas, gostaria de saber se tem alguma forma mais simples de fazer o inimigo abrir e fechar a porta, pois o meu apenas está atravessando.
agradeço muito!
BrazaTattoo- Membro
Respeito as regras :
BrazaTattoo escreveu:Boa noite a todos! estou iniciando agora em programação, já consigo fazer algumas coisas com script, mais A.I ainda é muito avançado para min, o script está perfeito, já adicionei animações a cada ação do inimigo...
agradeço muito!
Poderia criar um tópico específico para essa sua dúvida?
A princípio, da pra elaborar algo simples, com um Vector3.Distance para detectar se o inimigo está perto da porta, e caso ele esteja, ele faz a ação de abrir a porta (caso ela esteja fechada)
estou com mesmo erro de index =(
ArgumentOutOfRangeException: Index was out of range. Must be non-negative and less than the size of the collection.
tem um porque disso ?
ArgumentOutOfRangeException: Index was out of range. Must be non-negative and less than the size of the collection.
tem um porque disso ?
Portela- Membro
- PONTOS : 1735
REPUTAÇÃO : 5
Áreas de atuação : Noob/gambirreiro
Respeito as regras :
talvez possa ser porque você está tentando acessar alguma coisa usando um índice maior do que a coleção
SauloeArthur escreveu:talvez possa ser porque você está tentando acessar alguma coisa usando um índice maior do que a coleção
podia me falar um pouco do "índice" e da "coleção" paraeu puder tentar ajeitar isso ! ty =)
Portela- Membro
Respeito as regras :
usei navmesh.. acho que foi alguma coisa com meu terreno.SauloeArthur escreveu:talvez possa ser porque você está tentando acessar alguma coisa usando um índice maior do que a coleção
Portela- Membro
Respeito as regras :
Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
Sei não, mas acho que da pra fazer as AI aleatorias e se autodestruindo e instanciando de novo kkkglauco escreveu:Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
Portela- Membro
Respeito as regras :
Cara.Portela escreveu:Sei não, mas acho que da pra fazer as AI aleatorias e se autodestruindo e instanciando de novo kkkglauco escreveu:Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
Explique-se por favor, não faz sentido.
glauco escreveu:Cara.Portela escreveu:Sei não, mas acho que da pra fazer as AI aleatorias e se autodestruindo e instanciando de novo kkkglauco escreveu:Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
malz to com sono, tipo.. fazer as AI Points instanciarem aleatorias e depois de Destruilas, mas isso é gambiarra concerteza o pessoal deve ter ideia melhor...
Portela- Membro
Respeito as regras :
Usa NavMesh po !glauco escreveu:Cara.Portela escreveu:Sei não, mas acho que da pra fazer as AI aleatorias e se autodestruindo e instanciando de novo kkkglauco escreveu:Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
Portela- Membro
Respeito as regras :
Tá, vou nem falar mais nada.Portela escreveu:Usa NavMesh po !glauco escreveu:Cara.Portela escreveu:Sei não, mas acho que da pra fazer as AI aleatorias e se autodestruindo e instanciando de novo kkkglauco escreveu:Será que tem como fazer a Ai andar pelo cenário sem precisar de Ai Points?
Glauco, cê poderia fazer o npc ir em uma direção aleatória até x metros, usa um raycast para ver se têm obstáculo.
NKKF- ProgramadorMaster
Respeito as regras :
Hun interessanteNKKF escreveu:Glauco, cê poderia fazer o npc ir em uma direção aleatória até x metros, usa um raycast para ver se têm obstáculo.
Já viu isso aqui? é mais ou menos o que o NKKF falou...
https://www.schultzgames.com/t10218-inimigo-andando-de-forma-aleatoria-sem-ser-teleportando-com-sensor-de-collider-por-tag#68730
a posição é gerada de forma aleatória, um raycast testa se a posição é válida, se for, o navmesh gera o caminho até o local sorteado... já daria uma base pra uma IA sem waypoints.
https://www.schultzgames.com/t10218-inimigo-andando-de-forma-aleatoria-sem-ser-teleportando-com-sensor-de-collider-por-tag#68730
a posição é gerada de forma aleatória, um raycast testa se a posição é válida, se for, o navmesh gera o caminho até o local sorteado... já daria uma base pra uma IA sem waypoints.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4443
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
hmmm vou tentar aplicarFagner escreveu:Já viu isso aqui? é mais ou menos o que o NKKF falou...
Boa tarde, esse script serve para o Unity 2020
michelcreis@hotmail.com- Iniciante
- PONTOS : 1368
Respeito as regras :
Página 2 de 2 • 1, 2