[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
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[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Olá galera...
Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.
Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7
Script do banco de dados Mysql
Lado servidor PHP
1. Criando arquivo de configuração
Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.
2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)
Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC
3. Criando arquivos de registro e login
login.php
register.php
Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.
Lado cliente C#
Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.
Classe Message
Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.
Coroutine Login & Register
Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.
Ponto importante:
Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.
Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7
Script do banco de dados Mysql
- Código:
CREATE DATABASE minhadb;
USE minhadb;
CREATE TABLE usuarios
(
_id INT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
_username VARCHAR(25) NOT NULL UNIQUE,
_password VARCHAR(25) NOT NULL
);
Lado servidor PHP
1. Criando arquivo de configuração
- Código:
<?php
// Configuracoes mysql
DEFINE("HOST","127.0.0.1");
DEFINE("USER","root");
DEFINE("PASSWORD","teste");
DEFINE("DATABASE","minhadb");
?>
Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.
2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)
- Código:
<?php
if(!class_exists("Connector"))
{
class Connector
{
private $con = NULL;
public function __construct()
{
$this->connect();
}
protected function connect()
{
try {
$this->con = new PDO("mysql:host=".HOST.";dbname=".DATABASE, USER, PASSWORD);
}
catch(PDOException $e)
{
die($e->getMessage());
}
return $this->con;
}
public function execute($sql)
{
return $sql->execute();
}
public function prepare($stmt)
{
return $this->con->prepare($stmt);
}
public function fetch($stmt)
{
return $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);
}
public function numRow($stmt)
{
return $stmt->rowCount();
}
public function close() {
try {
$this->con = NULL;
}
catch(PDOException $e) {
exit($e->getMessage());
}
}
}
}
?>
Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC
3. Criando arquivos de registro e login
login.php
- Código:
<?php
// Importando arquivos de configuracao e classe de conexao
require "config.php";
require "Connector.class.php";
$conn = new Connector();
// Declaracao da variavel que ira conter a mensagem de erro
$result = array(
"error" => true,
"message" => ""
);
// Verificando se existe variaveis POST
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
// Prepara instrucao SQL
$stmt = $conn->prepare("SELECT * FROM usuarios WHERE _username = ? AND _password = ?");
// Configura os parametros da instrucao
$stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
$stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);
// Executa instrucao
if($stmt->execute())
{
// Verifica se houve resultados da instrucao
if($conn->numRow($stmt) > 0)
{
// Guarda o resultado
$row = $conn->fetch($stmt);
$result["error"] = false;
$result["message"] = "login successful.";
$result["_userid"] = (int)$row["_id"];
$result["_username"] = $row["_username"];
}
else {
$result["message"] = "user incorrect.";
}
}
else {
$result["message"] = "error in server.";
}
}
else
{
$result["message"] = "fill all fields.";
}
// Decodifica a variavel contendo a mensagem de erro para JSON
$result_json = json_encode($result);
// Fecha conexao Mysql
$conn->close();
// Retorna dados para o client
exit($result_json);
?>
register.php
- Código:
<?php
require "config.php";
require "Connector.class.php";
$conn = new Connector();
$result = array(
"error" => true,
"message" => ""
);
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
$stmt = $conn->prepare("INSERT INTO usuarios SET _username = ?, _password = ?");
/*
* Tambem podendo ser:
* "INSERT INTO usuarios (_username,_password) VALUES (?,?)"
*/
$stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
$stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);
if($stmt->execute())
{
$result["error"] = false;
$result["message"] = "registered with success.";
}
else {
$result["message"] = "not registered.";
}
}
else
{
$result["message"] = "fill all fields.";
}
$result_json = json_encode($result);
$conn->close();
exit($result_json);
?>
Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.
Lado cliente C#
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Manager : MonoBehaviour {
private void Start()
{
StartCoroutine("Register");
StartCoroutine("Login");
}
IEnumerator Login()
{
// Criando formulario e configurando variaveis de parametro
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", "jason"); // Parametro username
form.AddField("password", "123"); // Parametro password
// Chamando e enviando variaveis para uma URL
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);
yield return www;
// Verificando se nao houve erro na requisicao
if(www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
IEnumerator Register()
{
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", "jason");
form.AddField("password", "123");
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);
yield return www;
if (www.error == null)
{
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
}
// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
public string message;
public bool error;
public int _userid;
public string _username;
public static Message decodify(string _text)
{
return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
}
}
Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.
Classe Message
Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.
Coroutine Login & Register
Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.
Ponto importante:
Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
- Código:
WWW www = new WWW("http://seusite.com/sua_pasta/arquivo.php", form);
Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
fabriciorsz34- Avançado
- PONTOS : 3339
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 24
Áreas de atuação : C#,unity,cinema 4D, SketchUp
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Parabéns pelo tutorial.
Cezar2016- Avançado
- PONTOS : 3106
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
tenho uma duvida tipo eu tenho um game quase pronto, mas é single uso C# normal, para eu fazer ele ser multiplayer vou ter que mudar os scripts dele?
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Sim, com certeza você terá que mudar muita coisa. Caso contrário, poderá ter problemas. Lembre-se de sempre fazer um BKUP do jogo singleplayer e do progresso dele. :D
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4819
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 20
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
bom tutorial, fiz algo assim há alguns meses mais em vez de usar PDO usei mysqli, e em vez de json usei xml
Andeton- Iniciante
- PONTOS : 2833
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Muito bom. Eu mudaria apenas poucas coisas.
O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.
E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.
O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.
E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.
amchacon- Iniciante
- PONTOS : 3162
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Estou na duvida para configurar os input fields.
Alguém pra explicar.
Alguém pra explicar.
Yan- Iniciante
- PONTOS : 2953
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Se voce for usar input fields ele fica assim
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
public class Manager : MonoBehaviour {
public InputField InputUsername;//Adicione o input
public InputField InputPassword;//Adicione o input
private void Start()
{
StartCoroutine("Register");
StartCoroutine("Login");
}
IEnumerator Login()
{
// Criando formulario e configurando variaveis de parametro
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
form.AddField("password", InputPassword.text); // Parametro password
// Chamando e enviando variaveis para uma URL
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);
yield return www;
// Verificando se nao houve erro na requisicao
if(www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
IEnumerator Register()
{
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text);
form.AddField("password", InputPassword.text);
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);
yield return www;
if (www.error == null)
{
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
}
// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
public string message;
public bool error;
public int _userid;
public string _username;
public static Message decodify(string _text)
{
return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
}
}
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Ainda não foi muito claro.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.
Yan- Iniciante
- PONTOS : 2953
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class Manager : MonoBehaviour {
public InputField InputUsername;//Adicione o input
public InputField InputPassword;//Adicione o input
public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
private void Start()
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void Register()//ir para canvas registro
{
canvasRegister.SetActive(true);
canvasLogin.SetActive(false);
}
public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
print("Nao pode existir campo vasios");
return;
}
StartCoroutine("Login");
}
public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
{
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
{
textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
print("Prencha todos os campos!");
return;
}
StartCoroutine("Register");
}
IEnumerator Login()
{
// Criando formulario e configurando variaveis de parametro
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
form.AddField("password", InputPassword.text); // Parametro password
// Chamando e enviando variaveis para uma URL
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);
yield return www;
// Verificando se nao houve erro na requisicao
if(www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
IEnumerator Register()
{
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text);
form.AddField("password", InputPassword.text);
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);
yield return www;
if (www.error == null)
{
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
}
// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
public string message;
public bool error;
public int _userid;
public string _username;
public static Message decodify(string _text)
{
return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
}
}
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Exelente estou conseguindo conectar ao banco de dado efetuando registro e fazendo login.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
- Código:
IEnumerator CarregarCena () {
yield return new WaitForSeconds (3);
Application.LoadLevel ("Nome da cena");
}
mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.
Yan- Iniciante
- PONTOS : 2953
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Use
- Código:
using UnityEngine.SceneManagement;
SceneManager.LoadScene ("Login");//Para chamar a scene
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Para verificar o retorno e aplicar a passagem de scene voce tem que ver o retorno do PHP Veja no exemplo abaixo.
- Código:
if( mensage == "registered with success" ){
yield return new WaitForSeconds (5);
SceneManager.LoadScene ("Login");
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Primeira vez mechendo com php + mysql, Então o registro e login ta funcionando corretamente, Mas como eu faria se foste pra adcionar "Coins" via db ?, O codigo em si, OBS: já criei uma nova tabela chamada moedas na db, mas queria saber como fazer o player "Getar" e aparecer em um txt os "coins" ?
Diguinho- MembroAvançado
- PONTOS : 2591
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 23
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Boa tarde amigos... obtenho o seguinte erro
ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)
ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)
FabioDev- Iniciante
- PONTOS : 1968
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
Muito show, desculpe a minha duvida, mas no caso o banco de dados é online ou local no celular da pessoa? estou querendo aprender a salvar em algum banco online, mas nao sei por onde começar.
gtcmcsgo- Avançado
- PONTOS : 2221
REPUTAÇÃO : -3
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
é preciso trocar ou public void Register();Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class Manager : MonoBehaviour {
public InputField InputUsername;//Adicione o input
public InputField InputPassword;//Adicione o input
public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
private void Start()
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void Register()//ir para canvas registro
{
canvasRegister.SetActive(true);
canvasLogin.SetActive(false);
}
public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
print("Nao pode existir campo vasios");
return;
}
StartCoroutine("Login");
}
public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
{
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
{
textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
print("Prencha todos os campos!");
return;
}
StartCoroutine("Register");
}
IEnumerator Login()
{
// Criando formulario e configurando variaveis de parametro
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
form.AddField("password", InputPassword.text); // Parametro password
// Chamando e enviando variaveis para uma URL
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);
yield return www;
// Verificando se nao houve erro na requisicao
if(www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
IEnumerator Register()
{
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text);
form.AddField("password", InputPassword.text);
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);
yield return www;
if (www.error == null)
{
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
}
// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
public string message;
public bool error;
public int _userid;
public string _username;
public static Message decodify(string _text)
{
return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
}
}
ou IEnumerator Register(); pois pode ocorrer erro!!
FabioDev- Iniciante
- PONTOS : 1968
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)
você pode colocar dentro do if no Ienumerator:Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
- Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
public class Manager : MonoBehaviour {
public InputField InputUsername;//Adicione o input
public InputField InputPassword;//Adicione o input
public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
private void Start()
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void Register()//ir para canvas registro
{
canvasRegister.SetActive(true);
canvasLogin.SetActive(false);
}
public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
{
canvasLogin.SetActive(true);
canvasRegister.SetActive(false);
}
public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
print("Nao pode existir campo vasios");
return;
}
StartCoroutine("Login");
}
public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
{
if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
{
textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
print("Prencha todos os campos!");
return;
}
StartCoroutine("Register");
}
IEnumerator Login()
{
// Criando formulario e configurando variaveis de parametro
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
form.AddField("password", InputPassword.text); // Parametro password
// Chamando e enviando variaveis para uma URL
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);
yield return www;
// Verificando se nao houve erro na requisicao
if(www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
IEnumerator Register()
{
WWWForm form = new WWWForm();
form.AddField("username", InputUsername.text);
form.AddField("password", InputPassword.text);
WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);
yield return www;
if (www.error == null)
{
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
Debug.Log(jsonReturn.message);
}
}
}
// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
public string message;
public bool error;
public int _userid;
public string _username;
public static Message decodify(string _text)
{
return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
}
}
[list=linenums]
[*]if (www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);
SceneManager.LoadScene("scenaAqui");
}
[/list]
não se esqueça de colocar a referência (using UnityEngine.SceneManagement;)
FabioDev- Iniciante
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