Como fazer um objeto acompanhar o ponteiro do mouse?
3 participantes
Página 1 de 1
Como fazer um objeto acompanhar o ponteiro do mouse?
Olha eu aqui de novo...
Então, eu estou testando umas coisas e me surgiu uma dúvida sobre mouse.
Sabe aqueles joguinhos 2D que tem uma mira e tem que atirar? Então, como fazer um objeto acompanhar o ponteiro do mouse? Especificamente quero fazer uma mira, mas no geral, é interessante pra mim saber isso também.
Ah, apesar disso, estou mexendo em um projeto 3D, não em um 2D, caso isso interfira em algum comando.
Então, eu estou testando umas coisas e me surgiu uma dúvida sobre mouse.
Sabe aqueles joguinhos 2D que tem uma mira e tem que atirar? Então, como fazer um objeto acompanhar o ponteiro do mouse? Especificamente quero fazer uma mira, mas no geral, é interessante pra mim saber isso também.
Ah, apesar disso, estou mexendo em um projeto 3D, não em um 2D, caso isso interfira em algum comando.
K3485- Iniciante
- PONTOS : 2485
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Como fazer um objeto acompanhar o ponteiro do mouse?
Olá amigo, seja muito bem vindo ao fórum, espero que ele o ajuda. Antes de criar um tópico, veja se alguém já teve a mesma dúvida ou um tutorial parecido, como este:
https://www.schultzgames.com/t6623-tutorial-mover-e-rotacionar-objeto-em-relacao-a-posicao-do-mouse#46432
Você só precisa fazer alguns ajustes, como modificar o Z pelo Y e assim vai. Espero ter ajudado :D
Para fazer uma busca, clique em Buscar ou entre no link:
https://www.schultzgames.com/search
https://www.schultzgames.com/t6623-tutorial-mover-e-rotacionar-objeto-em-relacao-a-posicao-do-mouse#46432
Você só precisa fazer alguns ajustes, como modificar o Z pelo Y e assim vai. Espero ter ajudado :D
Para fazer uma busca, clique em Buscar ou entre no link:
https://www.schultzgames.com/search
NKKF- ProgramadorMaster
- PONTOS : 4819
REPUTAÇÃO : 574
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras :
opa, me desculpe por repetir o tópico então, hehe, e também por demorar a responder. Bom, isso realmente funcionou por aqui, muito obrigado (e dessa vez o Unity não trolou com erros onde não deveria existir).
Agora, especificamente,há alguma maneira de fazer isso pegando a posição do mouse pela camera sem precisar de um raycast encostando em algo? Digo, porque até posso resolver um pequeno problema aqui fazendo uma gambiarra, mas caso haja uma maneira mais "formal" de se resolver...
Agora, especificamente,há alguma maneira de fazer isso pegando a posição do mouse pela camera sem precisar de um raycast encostando em algo? Digo, porque até posso resolver um pequeno problema aqui fazendo uma gambiarra, mas caso haja uma maneira mais "formal" de se resolver...
K3485- Iniciante
Respeito as regras :
você não precisa utilizar o raycast apenas pegar a posição do mouse e converter para um ponto do mundo!
- Código:
private Vector2 ScreenToWorldPoint { get { return Camera.main.ScreenPointToRay(Input.mousePosition).GetPoint(CameraDistance); } }
private float CameraDistance { get { return Vector3.Distance(transform.position, Camera.main.transform.position); } }
[SerializeField]private float moveSpeed = 10;
private void Update()
{
transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, ScreenToWorldPoint, moveSpeed * Time.deltaTime);
}
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5728
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Hm, interessante. Muito obrigado pela ajuda, embora muitas das coisas contidas nesses códigos eu ainda precise estudar mais detalhadamente, porque ainda não peguei exatamente como funcionam.
K3485- Iniciante
Respeito as regras :