Formação de Equipe
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Formação de Equipe
Olá pessoal, tudo bem?
Creio que todos aqui já quiseram/querem criar um jogo, mas basta iniciar um projeto pra perceber que a coisa não é tão simples como parece, né? logo de cara aparecem muitas dúvidas, você não faz ideia por onde começar, o que estudar...
A primeira solução que muitos encontram é tentar montar uma equipe, deixar que outros façam o que não você não domina, e não há mal algum em fazer isso. O problema começa quando a ideia é grande demais, revolucionária demais, e acaba por se tornar impossível pra uma equipe pequena, lembre-se que jogos em sua maioria são feitas por equipes de mais de 50 pessoas, alguns até 500! Mas então eu fiz esse post para desestimular a galera que se reúne pra criar jogos? a resposta é não! Quero que todos aqui consigam tirar suas ideias do papel, mas é difícil correr quando ainda não se sabe caminhar, então pega leve. Evite trazer de cara seu projeto ultra-mega-foda de início, alguns até irão gostar da ideia, entrar na equipe, mas logo deixarão o projeto por dificuldades/ falta de incentivo $. E o pior, vão perder a coisa mais valiosa que todos aqui tem, seu TEMPO.
A dica é, crie equipes de ESTUDO, cada um estuda sobre um tema e compartilha o que aprendeu com os outros. tem tantos macetes que você aprende por aí, que se compartilhados, fazem a equipe se fortalecer muito, pois não ficam dependente de uma determinada pessoa, todos sabem ao menos um pouco como fazer.
Outro pronto, desenvolva mini jogos, jogos de tabuleiro, plataforma, qualquer coisa simples que dê pra terminar e que contribuam de alguma forma pro aprendizado de vocês, afinal como vai criar o próximo Playerunknown's battlegrounds sem saber fazer nem um PONG?.
Se ainda assim insistir em fazer seu jogo fodão, comece por um protótipo, pode ser uma única cena, algo simples, com bonecos feitos de cubos e cilindros, mas que mostre aos outros algo concreto da sua ideia, um protótipo é muito importante pra avaliar dificuldades, desenvolver mecânicas, conseguir suporte de uma comunidade ou o financiamento coletivo, assim você pode tirar do papel de vez e mostrar ao mundo seu jogo. E sim, dá pra prototipar sozinho, muitos membros aqui do fórum tem essa visão e fazem seus projetos/protótipos, Dstaroski, Glauco, Duarte, são alguns dos que me lembro agora, e que admiro pra car@lho, pois metem a mão na massa e criam algo concreto. Enfim, era isso, prototipem! e se juntem pra estudar.
Boa sorte nos projetos de vocês, e caso precisem de ajuda com algo, criem um tópico (Na área correta, pelo amor de Odin).
Creio que todos aqui já quiseram/querem criar um jogo, mas basta iniciar um projeto pra perceber que a coisa não é tão simples como parece, né? logo de cara aparecem muitas dúvidas, você não faz ideia por onde começar, o que estudar...
A primeira solução que muitos encontram é tentar montar uma equipe, deixar que outros façam o que não você não domina, e não há mal algum em fazer isso. O problema começa quando a ideia é grande demais, revolucionária demais, e acaba por se tornar impossível pra uma equipe pequena, lembre-se que jogos em sua maioria são feitas por equipes de mais de 50 pessoas, alguns até 500! Mas então eu fiz esse post para desestimular a galera que se reúne pra criar jogos? a resposta é não! Quero que todos aqui consigam tirar suas ideias do papel, mas é difícil correr quando ainda não se sabe caminhar, então pega leve. Evite trazer de cara seu projeto ultra-mega-foda de início, alguns até irão gostar da ideia, entrar na equipe, mas logo deixarão o projeto por dificuldades/ falta de incentivo $. E o pior, vão perder a coisa mais valiosa que todos aqui tem, seu TEMPO.
A dica é, crie equipes de ESTUDO, cada um estuda sobre um tema e compartilha o que aprendeu com os outros. tem tantos macetes que você aprende por aí, que se compartilhados, fazem a equipe se fortalecer muito, pois não ficam dependente de uma determinada pessoa, todos sabem ao menos um pouco como fazer.
Outro pronto, desenvolva mini jogos, jogos de tabuleiro, plataforma, qualquer coisa simples que dê pra terminar e que contribuam de alguma forma pro aprendizado de vocês, afinal como vai criar o próximo Playerunknown's battlegrounds sem saber fazer nem um PONG?.
Se ainda assim insistir em fazer seu jogo fodão, comece por um protótipo, pode ser uma única cena, algo simples, com bonecos feitos de cubos e cilindros, mas que mostre aos outros algo concreto da sua ideia, um protótipo é muito importante pra avaliar dificuldades, desenvolver mecânicas, conseguir suporte de uma comunidade ou o financiamento coletivo, assim você pode tirar do papel de vez e mostrar ao mundo seu jogo. E sim, dá pra prototipar sozinho, muitos membros aqui do fórum tem essa visão e fazem seus projetos/protótipos, Dstaroski, Glauco, Duarte, são alguns dos que me lembro agora, e que admiro pra car@lho, pois metem a mão na massa e criam algo concreto. Enfim, era isso, prototipem! e se juntem pra estudar.
Boa sorte nos projetos de vocês, e caso precisem de ajuda com algo, criem um tópico (Na área correta, pelo amor de Odin).
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4444
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Re: Formação de Equipe
Muito boa as dicas e o que falas é realmente verdade... Estudo e perseverança, sempre se sobressairá sobre tudo, mas obviamente tudo no seu limite... Quando comecei a mexer com programação(4 anos atrás), eu não sabia absolutamente nada, fiz alguns projetos meio bestas, mal otimizados, mas funcionais(as vezes aksksak), perguntava sem procurar, mas com o tempo vi como que funcionava, eu tive que ir atrás de estudar, pensar do jeito que um programador pensaria, juntar as peças de acordo com o que eu pensava que se encaixaria... Comecei vários protótipos até chegar no que estou, basicamente tudo que fiz foi sozinho, mas o que consegui agora, foi por muito estudo, práticas, ajudas diferenciadas(vixi), entre outros... Realmente, você pode até conseguir fazer algo sozinho, mas demanda muito tempo, bastante estudo e acima de tudo foco!
Re: Formação de Equipe
você sabendo tanto sobre isso,ate parece que vc trabalha para a Rockstar.
eu fiquei muito feliz,quando vc falou "muitos membros aqui do fórum tem essa visão e fazem seus projetos/protótipos, Dstaroski, Glauco, Duarte, são alguns dos que me lembro agora, e que admiro pra car@lho, pois metem a mão na massa e criam algo concreto", eu nem acreditei direito de ser reconhecido como um "criador de jogos".
eu tenho um sonho de ser um desenvolvedor de jogos ou fazer parte de uma empresa,pq eu acho muito foda as pessoas jogando o seu jogo e falando que vc e muito foda igual o criador do (resident Evil 7 Koshi Nakanishi) e entres outros.
eu vou ficar estudando bastando sobre desenvolvimento de jogos sozinho,para guando eu formar, eu poder fazer cursos de jogos etc...
obgd pelo seu comentario Fagner eu fiquei muito feliz mesmo :D
eu fiquei muito feliz,quando vc falou "muitos membros aqui do fórum tem essa visão e fazem seus projetos/protótipos, Dstaroski, Glauco, Duarte, são alguns dos que me lembro agora, e que admiro pra car@lho, pois metem a mão na massa e criam algo concreto", eu nem acreditei direito de ser reconhecido como um "criador de jogos".
eu tenho um sonho de ser um desenvolvedor de jogos ou fazer parte de uma empresa,pq eu acho muito foda as pessoas jogando o seu jogo e falando que vc e muito foda igual o criador do (resident Evil 7 Koshi Nakanishi) e entres outros.
eu vou ficar estudando bastando sobre desenvolvimento de jogos sozinho,para guando eu formar, eu poder fazer cursos de jogos etc...
obgd pelo seu comentario Fagner eu fiquei muito feliz mesmo :D
joabr- Mestre
- PONTOS : 3508
REPUTAÇÃO : 178
Idade : 33
Áreas de atuação : Modelagem, textura, animação, partícula e otimização.
Respeito as regras :
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