Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
5 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..
A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.
Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo
Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!
A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.
Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo
Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!
Última edição por marcos4503 em Sáb Jul 08, 2017 12:33 am, editado 1 vez(es)
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
No blender separe o personagem em 2 partes:Cabeça e corpo ou divida o osso de uma forma q n bug... Depois na unity tente usar o LookAt só q em vez de um objeto usa o mouse :/
Achei um exemplo de como fazer o LookAt pro mouse:
http://wiki.unity3d.com/index.php?title=LookAtMouse
Pode ser q nem exista o LookAt para o mouse... mas provavelmente deve existir :/ pelo q vi no exemplo acima não utiliza o LookAt em si...
Achei um exemplo de como fazer o LookAt pro mouse:
http://wiki.unity3d.com/index.php?title=LookAtMouse
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
Maninho! Eu fiz aqui, da seguinte maneira, eu usei um "transform.rotation" e fui alterando a rotação da Armadura de ossos de acordo com a camera, e funcionou certinho! Eu pensava que por ser um modelo externo, o unity apenas leria as animações, e não poderia modifica-las, mais ele modificou e funcionou certinho! Obrigado aí!
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
Tem um pack de animaçoes que postei aqui amigo que tem varias animaçoes para atirar para cima,baixo,andando de lado e atirando etc...
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
https://www.youtube.com/watch?v=z_mJ_BjFqlU&t=2781s esse video pode ajudar
- Código:
public Transform spine;
public float aimingZ = 19.8f;
public float aimingX = 25f;
public float aimingY = 48f;
public float point = 30;
public Transform cam;
void LateUpdate(){
if(mirando == true){
Vector3 eulerAngleOffset = Vector3.zero;
eulerAngleOffset = new Vector3(aimingX,aimingY,aimingZ);
Ray ray = new Ray(cam.position, cam.forward);
Vector3 lookPosition = ray.GetPoint(point);
spine.LookAt(lookPosition);
spine.Rotate(eulerAngleOffset, Space.Self);
}
}
916anderson- Avançado
- PONTOS : 2877
REPUTAÇÃO : 13
Idade : 25
Áreas de atuação : Programação C#, Sonoplastia, Unity 5
Respeito as regras :
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
marcos4503 escreveu:Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..
A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.
Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo
Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!
recomendo usar este tutorial:
https://www.schultzgames.com/t4360-tutorial-android-sistema-de-controle-third-person-shooter-joystick-swipe-camera?highlight=swipe
Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3987
REPUTAÇÃO : 217
Idade : 23
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
kjkkkkkkkkk fui eu quem fiz esse tutorial do link
Eu já consegui encontrar uma forma de fazer isso!
Eu já consegui encontrar uma forma de fazer isso!
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Como fazer controle em TERCEIRA PESSOA para seu personagem no ANDROID!
» Cabeça do personagem virar ao mecher a câmera!
» Como fazer um sistema de mira para jogo em terceira pessoa?
» COMO VIRAR UM GAME OBJECT JUNTO COM O FRAME DO PERSONAGEM 2D?
» Como fazer o Personagem Virar ?
» Cabeça do personagem virar ao mecher a câmera!
» Como fazer um sistema de mira para jogo em terceira pessoa?
» COMO VIRAR UM GAME OBJECT JUNTO COM O FRAME DO PERSONAGEM 2D?
» Como fazer o Personagem Virar ?
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos