Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
5 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..
A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.
Perceba que o Leon movimenta o corpo conforme a camera.. Outro exemplo abaixo
Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!
A mecanica é como a maioria dos jogos em terceira pessoa.. E bom.. Imaginemos que esse cubo seja o personagem. Aquele bastão em cima dele, seja a cabeça. O que eu queria fazer, é que a "Cabeça" levantasse e abaixasse conforme o jogador suba e desça a camera, como nos exemplos abaixo.
Perceba, que o personagem movimenta a cabeça conforme a camera, esse é o melhor exemplo do que eu quero fazer. Só que eu gostaria de fazer isso apenas no eixo Y, então o meu personagem só movera a cabeça de cima para baixo e vice versa.. Essa é minha dúvida, como eu poderia fazer isso? Alguem pode me ajudar? Eu uso o blender para criar meu modelo, e eu não sei se daria pra fazer isso com o blender, eu não tenho a minima ideia de como fazer isso kkkkk, obrigado pelo seu tempo!
Última edição por marcos4503 em Sáb Jul 08, 2017 12:33 am, editado 1 vez(es)
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
No blender separe o personagem em 2 partes:Cabeça e corpo ou divida o osso de uma forma q n bug... Depois na unity tente usar o LookAt só q em vez de um objeto usa o mouse :/
Achei um exemplo de como fazer o LookAt pro mouse:
http://wiki.unity3d.com/index.php?title=LookAtMouse
Pode ser q nem exista o LookAt para o mouse... mas provavelmente deve existir :/ pelo q vi no exemplo acima não utiliza o LookAt em si...
Achei um exemplo de como fazer o LookAt pro mouse:
http://wiki.unity3d.com/index.php?title=LookAtMouse
Re: Como fazer o personagem virar a cabeça junto com a camera, em jogo de terceira pessoa?
Maninho! Eu fiz aqui, da seguinte maneira, eu usei um "transform.rotation" e fui alterando a rotação da Armadura de ossos de acordo com a camera, e funcionou certinho! Eu pensava que por ser um modelo externo, o unity apenas leria as animações, e não poderia modifica-las, mais ele modificou e funcionou certinho! Obrigado aí!
Tem um pack de animaçoes que postei aqui amigo que tem varias animaçoes para atirar para cima,baixo,andando de lado e atirando etc...
https://www.youtube.com/watch?v=z_mJ_BjFqlU&t=2781s esse video pode ajudar
- Código:
public Transform spine;
public float aimingZ = 19.8f;
public float aimingX = 25f;
public float aimingY = 48f;
public float point = 30;
public Transform cam;
void LateUpdate(){
if(mirando == true){
Vector3 eulerAngleOffset = Vector3.zero;
eulerAngleOffset = new Vector3(aimingX,aimingY,aimingZ);
Ray ray = new Ray(cam.position, cam.forward);
Vector3 lookPosition = ray.GetPoint(point);
spine.LookAt(lookPosition);
spine.Rotate(eulerAngleOffset, Space.Self);
}
}
916anderson- Avançado
- PONTOS : 2877
REPUTAÇÃO : 13
Áreas de atuação : Programação C#, Sonoplastia, Unity 5
Respeito as regras :
marcos4503 escreveu:Oi galera, estou sumido a um tempo aqui do foum.. Dei uma pausa com tudo, pra descansar a cabeça um pouco, e voltar com os animos. E bom, durante o tempo que fiquei fora, eu andei bolando uma ideia de jogo rpg, em terceira pessoa, e no último fim de semana eu venho colocando essa ideia em prática. Até agora eu consegui fazer a mecanica do jogo. Abaixo o exemplo pra voces entenderem onde quero chegar..
recomendo usar este tutorial:
https://www.schultzgames.com/t4360-tutorial-android-sistema-de-controle-third-person-shooter-joystick-swipe-camera?highlight=swipe
Gabriel César O- Profissional
- PONTOS : 3987
REPUTAÇÃO : 217
Áreas de atuação : (ESTUDANDO SEGUNDO GRAU), (FUÇANDO NO UNITY)){
Respeito as regras :
kjkkkkkkkkk fui eu quem fiz esse tutorial do link
Eu já consegui encontrar uma forma de fazer isso!
Eu já consegui encontrar uma forma de fazer isso!