Salvar posição do personagem na cena
+2
Madness
Weslley
6 participantes
Página 1 de 1
Salvar posição do personagem na cena
Como faço pra meu personagem quando entrar em uma porta (mudar de cenário), quando voltar ele fica perto da porta que ele saiu? não sei exatamente como explicar isso direito, espero que tenham entendido
OBS: O jogo é em 2D
OBS: O jogo é em 2D
Última edição por willianroma em Ter Ago 23, 2016 2:28 pm, editado 2 vez(es)
willianroma- Avançado
- PONTOS : 3194
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :
Re: Salvar posição do personagem na cena
https://www.youtube.com/watch?v=PdvzNocXhfo
Weslley- Moderador
- PONTOS : 5728
REPUTAÇÃO : 744
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras :
Não sei se te entendi bem, o personagem vai salvar a ultima posição que ele esteve antes de trocar de scene (Entrar na porta¹) ? Ai quando ele voltar pela porta² ele vai estar perto da porta¹ ?
Madness- Designer
- PONTOS : 3611
REPUTAÇÃO : 222
Áreas de atuação : Designer
Iniciante C++
Quase um programador C#
Respeito as regras :
Madness escreveu:Não sei se te entendi bem, o personagem vai salvar a ultima posição que ele esteve antes de trocar de scene (Entrar na porta¹) ? Ai quando ele voltar pela porta² ele vai estar perto da porta¹ ?
isso mesmo, é exatamente o que queria dizer.
willianroma- Avançado
Respeito as regras :
O único jeito de fazer isto é com um "avião", que é +/- o que eu fiz neste vídeo:
É um objeto que mantêm as informações entre as cenas, então você pode dizer qual a última posição antes de dar load, e quando precisar voltar, você pode buscar no objeto "avião".
Fora disto, você pode utilizar PlayerPrefs ou Banco de dados, que é o aconselhado caso você esteja trabalhando com um número meio grande de cenas intercaladas.
@@@ edit - Pretendo trazer um tutorial sobre isto ainda esta semana. É um pedido antigo, mas eu simplesmente esqueci de fazer ou por na lista de pedidos O.o Vou fazê-lo o mais breve possível.
É um objeto que mantêm as informações entre as cenas, então você pode dizer qual a última posição antes de dar load, e quando precisar voltar, você pode buscar no objeto "avião".
Fora disto, você pode utilizar PlayerPrefs ou Banco de dados, que é o aconselhado caso você esteja trabalhando com um número meio grande de cenas intercaladas.
@@@ edit - Pretendo trazer um tutorial sobre isto ainda esta semana. É um pedido antigo, mas eu simplesmente esqueci de fazer ou por na lista de pedidos O.o Vou fazê-lo o mais breve possível.
Como que faço para salvar a posição do meu personagem? eu entendi como o "avião" funciona mais ou menos mas, eu não sei como posso pegar a ultima posição que meu personagem fico na cena pra quando eu voltar, ele volta nela.
willianroma- Avançado
Respeito as regras :
se alguém souber algo explicando o que posso usar pra fazer isso seria muito útil
willianroma- Avançado
Respeito as regras :
você pode criar um vector3
ele será responsável por guardar a rotação. Este vector3 deve estar nesse "avião", ou seja, o script com o nome "DATA" do vídeo.
Quando você for dar load para a outra cena, neste método de Load, você precisa também setar a sua posição atual para o vetor "ultimaPosic". Então, supondo que você está utilizando OnTriggerEnter para trocar de cena, ficaria algo +/- assim:
deste modo, quando você der load, a sua ultima posição será salva na variável "ultimaPosic" do script "DATA", antes de dar load.
Pronto, agora você já tem um método para salvar a posição que estava antes que carregou a cena. Agora você deve criar uma função que ao carregar esta cena novamente, faça o seu usuário receber a "ultimaPosic" no transform.position, ex:
Deu para entender +/- como funciona?
- Código:
[HideInInspector] public Vector3 ultimaPosic;
ele será responsável por guardar a rotação. Este vector3 deve estar nesse "avião", ou seja, o script com o nome "DATA" do vídeo.
Quando você for dar load para a outra cena, neste método de Load, você precisa também setar a sua posição atual para o vetor "ultimaPosic". Então, supondo que você está utilizando OnTriggerEnter para trocar de cena, ficaria algo +/- assim:
- Código:
DATA aviao;
void Start(){
aviao = GameObject.FindWithTag ("DATA");
}
void OnTriggerEnter () {
aviao.ultimaPosic = transform.position;
SceneManager.LoadScene ("novaCena");
}
deste modo, quando você der load, a sua ultima posição será salva na variável "ultimaPosic" do script "DATA", antes de dar load.
Pronto, agora você já tem um método para salvar a posição que estava antes que carregou a cena. Agora você deve criar uma função que ao carregar esta cena novamente, faça o seu usuário receber a "ultimaPosic" no transform.position, ex:
- Código:
DATA aviao;
void Start(){
aviao = GameObject.FindWithTag ("DATA");
transform.position = aviao.ultimaPosic;
}
Deu para entender +/- como funciona?
o que seria esse "[HideInInspector]"?
willianroma- Avançado
Respeito as regras :
HideInInspector faz o que o nome diz, esconde uma determinada variavel de ser acessada pelo editor, logo voce so pode alterar essa variavel por scripts.
Isso é util pra impedir que alguem coloque algum valor errado na variavel.
Isso é util pra impedir que alguem coloque algum valor errado na variavel.
Vou fazer um tutorial sobre isto (trocar de cena e manter a posição)... Não sei se consigo gravar hoje, mas o sistema já estou elaborando hoje :D
opa vai ajuda bastante isso, eu pensei em como fazer mas, não consigo passa pro script e.e
willianroma- Avançado
Respeito as regras :
Amigo, você está tentando fazer algo como checkpoint?
Por exemplo God of War, que tem aquelas luz, e quando você passa por elas, salva teu game. Assim que você entra novamente no jogo, já aparece do lado dela?
Por exemplo God of War, que tem aquelas luz, e quando você passa por elas, salva teu game. Assim que você entra novamente no jogo, já aparece do lado dela?
George Lucas Vieira- Avançado
- PONTOS : 3393
REPUTAÇÃO : 132
Áreas de atuação : Programação, Modelagem e Animação.
Respeito as regras :
Não, eu só quero salvar a ultima posição na fase mesmo, um exemplo seria castlevania, quando o personagem vai pra outra sala ele se posiciona perto da porta, é basicamente isso
willianroma- Avançado
Respeito as regras :