Shader Graph UI
2 participantes
Página 1 de 1
Shader Graph UI
Irmãos, salve...
Estou tentando criar um HUD, porém, gostaria de usar o Shader Graph.
Porém só encontro no modelo antigo, gostaria de tentar achar no Shader Graph.
Estou tentando criar um HUD, porém, gostaria de usar o Shader Graph.
- Como posso chegar nesse resultado da imagem do JATO no lado direito do print.
- Observem que fica numa definição excelente, os detalhes são nítidos.
- Aproveitando, também estou em busca de um tutorial que explique como deixar a borda iluminada.
Porém só encontro no modelo antigo, gostaria de tentar achar no Shader Graph.
Eris- Membro
- PONTOS : 2070
REPUTAÇÃO : 9
Respeito as regras :
Re: Shader Graph UI
Pra dar o efeito de "iluminado" o material precisa ser do tipo alpha blend / aditivo, recriar um material de UI no shader graph só pra adicionar isso parece overkill, eu baixaria no site da Unity o arquivo de shaders padrões que ela disponibiliza, copiaria o UI/Default que já é alpha blended e só adicionaria o blend mode aditive, se não me engano é "Blend One One".
https://docs.unity3d.com/Manual/SL-Blend.html
é sim o Blend One One, você pode confirmar no paragrafo "Common blend types" desse manual;
Aqui tem um exemplo de shader UI usando aditive
Tem alguma razão especial pra querer que seja feito no shaderGraph?
é sim o Blend One One, você pode confirmar no paragrafo "Common blend types" desse manual;
Aqui tem um exemplo de shader UI usando aditive
SteveRogers- Instrutor
- PONTOS : 2674
REPUTAÇÃO : 156
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:Pra dar o efeito de "iluminado" o material precisa ser do tipo alpha blend / aditivo, recriar um material de UI no shader graph só pra adicionar isso parece overkill, eu baixaria no site da Unity o arquivo de shaders padrões que ela disponibiliza, copiaria o UI/Default que já é alpha blended e só adicionaria o blend mode aditive, se não me engano é "Blend One One".
Olá querido irmão, como está?
Estava interessado em compreender melhor o ShaderGraph, pq o shader em script eu não consigo entender nada! Mas se tem essa solução, eu vou usar ela mesmo, ó não sei se vai servir pra URP.
Só me responde duas questões:
Essas imagens como no caso o jato. Eu estou criando elas em 2048, é um bom tamanho, devo criar maiores ou menores?
Esse desenho de borda iluminada é um PNG não é? Que com o efeito de iluminação, chegou nesse resultado. É isso?
Gratidão desde já.
Eris- Membro
Respeito as regras :
o material da UI é o mesmo em todas as render pipeline, então é compatível sim.
como o shader é aditivo, a textura precisa ter o fundo preto e as linhas do jato precisam ser brancas.
Usando o shader do exemplo você consegue editar a cor pra colocar o tom verde dentro da unity mesmo.
Pra dar esse efeito de brilho, no photoshop basta duplicar a camada das linhas, adicionar um gaussian blur e diminuir a opacidade.
Sobre tamanho, dê preferência a uma resolução que seja próxima a que será utilizada no game, ex: se meu foco é full HD, 1920x1080, quero que essa imagem fique com cerca de 1/4 da altura da tela, então a resolução vai ser algo em torno de 128x256.
usar uma imagem muito grande faz as linhas ficarem serrilhadas quando a Unity ajusta o tamanho, deixando já próximo da resolução fica nítido e as linhas ficam mais suaves.
como o shader é aditivo, a textura precisa ter o fundo preto e as linhas do jato precisam ser brancas.
Usando o shader do exemplo você consegue editar a cor pra colocar o tom verde dentro da unity mesmo.
Pra dar esse efeito de brilho, no photoshop basta duplicar a camada das linhas, adicionar um gaussian blur e diminuir a opacidade.
Sobre tamanho, dê preferência a uma resolução que seja próxima a que será utilizada no game, ex: se meu foco é full HD, 1920x1080, quero que essa imagem fique com cerca de 1/4 da altura da tela, então a resolução vai ser algo em torno de 128x256.
usar uma imagem muito grande faz as linhas ficarem serrilhadas quando a Unity ajusta o tamanho, deixando já próximo da resolução fica nítido e as linhas ficam mais suaves.
Última edição por SteveRogers em Dom Jun 05, 2022 8:20 am, editado 1 vez(es)
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:o material da UI é o mesmo em todas as render pipeline, então é compatível sim.
como o shader é aditivo, a textura precisa ter o fundo preto e as linhas do desenho do jato, precisam ser brancas.
usando o shader do exemplo você consegue editar a cor pra colocar o tom verde dentro da unity mesmo.
pra dar esse efeito de brilho, no photoshop basta duplicar a camada das linhas, adicionar um gaussian blur e diminuir a opacidade.
sobre tamanho, dê preferência de a uma resolução que seja próxima da que será utilizada no game, ex: se meu foco é full HD, 1920x1080, e quero que essa imagem fique com cerca de 1/4 da altura da tela, a resolução vai ser algo em torno de 128x256.
usar uma imagem muito grande faz as linhas ficarem serrilhadas quando a Unity ajusta o tamanho, deixando já próximo da resolução ainda fica nítido, mas, as linhas ficam mais suaves.
Hum sim, era essa minha dúvida.
Grato...
Eris- Membro
Respeito as regras :
Aqui tem um exemplo de como configurar as camadas no Photoshop pra conseguir tanto o efeito de brilho, quanto o destaque da borda exterior.
https://drive.google.com/file/d/10R1_E-bZF-Jh_eQP768LxR4r3_5iiu7k/view?usp=sharing
O resultado final precisa ser mais ou menos assim:
https://drive.google.com/file/d/10R1_E-bZF-Jh_eQP768LxR4r3_5iiu7k/view?usp=sharing
SteveRogers- Instrutor
Respeito as regras :
SteveRogers escreveu:Aqui tem um exemplo de como configurar as camadas no Photoshop pra conseguir tanto o efeito de brilho, quanto o destaque da borda exterior.
Show, massa!
Foi como estava montando mesmo...
Segue Abaixo...
Gratidão mais uma vez...
Eris- Membro
Respeito as regras :