[RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.
2 participantes
SchultzGames :: UNITY 3D :: Resolvidos
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.
Olá a todos, tudo bom?
Estou estudando o uso do Input System e Cinemachine no meu jogo.
Ao começar a estudar sobre o Multiplayer Local, fiquei com um problema que está me travando e não consigo encontrar informações em outros lugares para estudar sobre.
Transformei o meu carro em um Prefab e ele é Instanciado ao apertar em algum botão no Teclado ou no Controle, até ai está tudo certo, porém o CinemachineVirtualCamera solicita um
Follow e um Target.
E o meu GameObject com a informação que era passada ao Cinemachine é filho de Carro e só aparece quando é instanciado, com isso a câmera fica no centro da tela e não é atrelada ao carro.
E este é um só exemplo, pois gostaria de aprender a fazer isso, pois usarei este método não só nesta situação, mas em diversas outras.
O Script abaixo eu já consigo adicionar a informação que preciso ao Cinemachine, mais ainda não sei como acessar o objeto 'Target' filho do Carro.
[size=41] [/size]
Estou estudando o uso do Input System e Cinemachine no meu jogo.
Ao começar a estudar sobre o Multiplayer Local, fiquei com um problema que está me travando e não consigo encontrar informações em outros lugares para estudar sobre.
Transformei o meu carro em um Prefab e ele é Instanciado ao apertar em algum botão no Teclado ou no Controle, até ai está tudo certo, porém o CinemachineVirtualCamera solicita um
Follow e um Target.
E o meu GameObject com a informação que era passada ao Cinemachine é filho de Carro e só aparece quando é instanciado, com isso a câmera fica no centro da tela e não é atrelada ao carro.
E este é um só exemplo, pois gostaria de aprender a fazer isso, pois usarei este método não só nesta situação, mas em diversas outras.
O Script abaixo eu já consigo adicionar a informação que preciso ao Cinemachine, mais ainda não sei como acessar o objeto 'Target' filho do Carro.
[size=41] [/size]
- Código:
Cinemachine.CinemachineVirtualCamera c_VirtualCamera;
public Transform target;
public GameObject carro;
private void Awake()
{
c_VirtualCamera = GetComponent<Cinemachine.CinemachineVirtualCamera>();
}
private void Update() {
if (carro == null){
carro = GameObject.FindWithTag("Carro");
}
c_VirtualCamera.m_LookAt = target.transform;
c_VirtualCamera.m_Follow = target.transform;
}
RenatoBarreto- Iniciante
- PONTOS : 1391
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :
Re: [RESOLVIDO] Encontrar um objeto que está dentro de um Prefab.
Acho que o problema vai um pouco além de só pegar um filho do carro, tá usando o que pro multiplayer?
Você vai querer que a câmera ache um gameobject filho do carro, mas apenas se o carro for o que o jogador controla em seu computador.
Se eu tô com um fusca e você com um Audi, no meu PC a câmera precisa checar quem é o player local/localplayer/hasAutority pra então pegar o veiculo e só então achar o objeto target.
Assim a minha câmera acha meu fusca e ignora seu Audi e no seu PC a sua acha seu Audi e ignora meu fusca.
Você vai querer que a câmera ache um gameobject filho do carro, mas apenas se o carro for o que o jogador controla em seu computador.
Se eu tô com um fusca e você com um Audi, no meu PC a câmera precisa checar quem é o player local/localplayer/hasAutority pra então pegar o veiculo e só então achar o objeto target.
Assim a minha câmera acha meu fusca e ignora seu Audi e no seu PC a sua acha seu Audi e ignora meu fusca.
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4444
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Desculpa eu não especifiquei, mas por enquanto estou testando o multiplayer local.
Minha maior dificuldade está sendo realmente acessar objetos dentro do Prefab. Tenho algumas outras coisas no jogo que também verificam objetos que estão dentro do carro.
Eu li a documentação de GetChild, GameObject.Find, e diversos outros e não sei como acesso um objeto dentro de um Prefab apenas no momento em que esse Prefab é Instaciado.
Minha maior dificuldade está sendo realmente acessar objetos dentro do Prefab. Tenho algumas outras coisas no jogo que também verificam objetos que estão dentro do carro.
Eu li a documentação de GetChild, GameObject.Find, e diversos outros e não sei como acesso um objeto dentro de um Prefab apenas no momento em que esse Prefab é Instaciado.
RenatoBarreto- Iniciante
Respeito as regras :
Olha, buscar por nome ou por hierarquia é suscetível a erros, se fosse você criaria um script com a única finalidade de armazenar referências, esse script ficaria no prefab e teria o target e tudo mais que você vier a precisar.
Quando instanciar, você faz assim:
Gameobject carro = instantiate(...);
Cinemachine.target = carro.getComponent<ReferenciasCarro>().target;
Quando instanciar, você faz assim:
Gameobject carro = instantiate(...);
Cinemachine.target = carro.getComponent<ReferenciasCarro>().target;
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4444
REPUTAÇÃO : 667
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Fagner, entendi.
Muito obrigado mesmo pela ajuda, vou tentar da maneira que você indiciou.
Muito obrigado mesmo pela ajuda, vou tentar da maneira que você indiciou.
RenatoBarreto- Iniciante
Respeito as regras :
Então, quero deixar aqui para outras pessoas que possam ter a mesma dificuldade que eu, por enquanto eu fiz assim.
Como você falou Fagner, criei um outro objeto vazio chamado AlvoP1 que está sempre na atrelado ao Follow e Look At do Cinemachine na Câmera do Player 1.
No Objeto Target dentro do carro botei um código e deu acesso público as informações de Position e Rotation.
No Script que estava no Objeto AlvoP1 eu fiz o seguinte.
OBS.: Não sou programador, então com certeza tem algo errado, mas agora está funcionando um pouco.
OBS.: Neste código que eu fiz, o câmera segue o carro, mas fica tremendo e sacudindo, estou estudando sobre Normalize para ver se pode ser este o problema.
Mais uma vez, muito obrigado Fagner por compartilhar seu conhecimento.
Como você falou Fagner, criei um outro objeto vazio chamado AlvoP1 que está sempre na atrelado ao Follow e Look At do Cinemachine na Câmera do Player 1.
No Objeto Target dentro do carro botei um código e deu acesso público as informações de Position e Rotation.
No Script que estava no Objeto AlvoP1 eu fiz o seguinte.
OBS.: Não sou programador, então com certeza tem algo errado, mas agora está funcionando um pouco.
OBS.: Neste código que eu fiz, o câmera segue o carro, mas fica tremendo e sacudindo, estou estudando sobre Normalize para ver se pode ser este o problema.
Mais uma vez, muito obrigado Fagner por compartilhar seu conhecimento.
- Código:
public class DarFollowLook : MonoBehaviour
{
public Vector3 copiaPosicaoAlvo;
public Quaternion copiaRotacaoAlvo;
public GameObject Target;
private void Update()
{
if(Target == null)
{
Target = GameObject.FindWithTag("Target");
} else
{
CopiaPosicao();
transform.position = transform.position = copiaPosicaoAlvo;
transform.rotation = transform.rotation = copiaRotacaoAlvo;
Debug.Log("Só para testar a posição -> " + copiaPosicaoAlvo);
Debug.Log("Só para testar a rotação -> " + copiaRotacaoAlvo);
}
}
private void CopiaPosicao()
{
copiaPosicaoAlvo = Target.GetComponent<ReferenciaCarro1>().posicaoTarget;
copiaRotacaoAlvo = Target.GetComponent<ReferenciaCarro1>().rotacaoTarget;
}
}
RenatoBarreto- Iniciante
Respeito as regras :
Desculpem eu sou novo no fórum, mas consegui resolver o problema.
O fiz um caminho desnecessário no meu Script e era só usar a alteração abaixo ao invés de ter um método para Copiar a Posição do objeto Target.
Agosta está tudo funcionando perfeitamente.
Sou novo no Fórum e não sei como marcar que este tópico está Resolvido.
O fiz um caminho desnecessário no meu Script e era só usar a alteração abaixo ao invés de ter um método para Copiar a Posição do objeto Target.
Agosta está tudo funcionando perfeitamente.
- Código:
transform.position = Target.transform.position;
transform.rotation = Target.transform.rotation;
Sou novo no Fórum e não sei como marcar que este tópico está Resolvido.
RenatoBarreto- Iniciante
Respeito as regras :